Eu gostaria de ter termos em português adequatos para estes dois termos, mas não conheço. Talvez “Estabelecer Cenas” e “Aventura nos Trilhos”, mas vou continuar a falar nos termos em inglês até alguma definição melhor aparecer.

O Calliban me perguntou se o scene framing não é fazer railroading. Para quem não conhece, scene framing é a tarefa principal do GM, todo mundo faz, mas poucas pessoas prestam atenção o suficiente. É a tarefa de iniciar uma cena, descrevendo onde estão os personagens, quem está no lugar, descrever o ambiente e o que está acontecendo logo antes dos personagens agirem. Eu não disse que isso era algo básico?

Pois bem, nos RPGs indies, um conselho muito comum é de fazer um scene framing agressivo, não perder tempo com picuinhas e ir direto ao ponto. Ah, e além disso, terminar as cenas cedo também, para evitar que fique tedioso. Como o Jogador Sonhador me disse uma vez, arrive late, leave early.

Podemos pegar como exemplo um personagem que está dentro de uma masmorra que já foi liquidada: nenhum monstro está se mexendo dentro do local. Ele diz para o mestre “Eu quero ir para a cidade comprar tochas novas”. O personagem sabe voltar para a cidade, o caminho não tem muito perigo. Um scene framing mais tradicional pode envolver o personagem tendo que achar o caminho de volta da masmorra, depois fazendo teste para não se perder de volta para a cidade, depois ele chegando na cidade, procurando a loja, etc etc etc. Pretty boring.

No mesmo caso, um scene framing agressivo poderia simplesmente ser o GM falando: “Ok, você sai da masmorra e caminha de volta para a cidade. Depois de várias horas, completamente exausto e faminto, você está na loja que estava procurando. O vendedor vê a tocha em sua mão e fala: ‘Quer levar? São duas peças de cobre’.”

É claro que é um exemplo simples, sem nenhuma emoção, mas muita gente torceria o nariz e diria que assim o jogo “perde a graça”. A intenção é justamente o contrário: ir direto para a parte que interessa, e cortar a ladainha. Tentar transformar o RPG em algo mais divertido do que 20 minutos de diversão em 4 horas de jogo.

Mas quando você estabelece uma cena de forma agressiva, sempre existe o risco de você compreender errado a intenção do jogador. “Não, eu não queria ir direto na cidade! Estava pensando em passar no lago antes e pescar uns peixes para vender! Calma aê po!”. Nesse ponto, o scene framing pode ser negativo, se o GM não for flexível e não entender direito a intenção dos jogadores. Ele estaria sendo usado então para limitar as opções de ações dos jogadores, ao invés de ir direto para o mais interessante.

O segredo é o de sempre: comunicação, comunicação, comunicação. Pergunte aos jogadores, tente compreender o que eles querem, e se você errar e for muito agressivo, sempre ceda aos jogadores e volte para o ponto que eles quiserem. Nunca use isso para tirar a liberdade dos personagens.

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Escrito por Pedro Leone
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