Há alguns meses conheci o Tagmar e já são duas campanhas (mini-campanhas) emplacando no sistema, uma delas em formato mais  ligada a ambientação original e uma outra ambientada no universo fantástico da Terra Média durante a Segunda Era, pouco antes da criação do Um Anel.

O sistema é extremamente interessante, mas a meus olhos, poderia ser ainda melhor se não usasse a bendita tabela de resoluções, que não é de todo mal, agiliza muita coisa – nem se pode compará-la com um combate em D&D 4E – mas, quem sabe, se fosse substituída por uma “solução mais prática”?

Passando as vistas em alguns livros, e extremamente interessado em uma ambientação fantástica que eu pudesse usar, que usasse a nossa idade média – modificada, claro – com raças fantásticas e tivesse uma boa sinergia entre todos estes elementos, me deparei com o High Medieval RPG – Adventure Through History, uma ambientação de 2005 da Morrigan Press que baseia-se no Sistema Omni e logo pensei se seria possível comparar e criar uma alternativa à tabela de resolução de Tagmar. Então, tentei.

Tagmar e sua tabela de resoluções

Há quem diga que a tabela de resolução de Tagmar faz parte de sua identidade, e porque não? O sistema é extremamente simples, o personagem tem um nível de habilidade, que não se traduz em bônus em uma jogada, como em sistemas D20 por exemplo, mas representa em qual coluna ele deverá jogar. O resultado obtido vai determinar a cor na tabela de resolução e a partir da cor, temos um resultado.

A mesma tabela de resoluções serve para jogadas de perícias e para jogadas de ataque, embora com uma leve diferença.

    • Verde: Falha. Não importa quão alta seja a habilidade de um personagem, ele sempre pode incorrer em uma falha. Personagens sem nenhum treinamento podem obter falhas com resultados iguais ou menores a 6 no d20. Em combate, um personagem que obtiver um resultado verde terá que jogar novamente o d20 para determinar as consequências de uma falha crítica.

 

  • Branco: Sucesso Rotineiro. Em uma jogada de perícias, um resultado branco corresponde ao nível mais básico de dificuldade. Em combate, um resultado branco representa uma falha no ataque.

 

 

  • Amarelo: Sucesso Fácil. Qualquer ação cuja dificuldade não seja muito grande, mas que não se pode realizar sem algum esforço. Em combate, representa que o personagem causou 25% do dano de sua arma ao oponente.

 

 

  • Laranja: Sucesso Médio. A maior parte dos testes cairá nesta categoria. Em combate, este resultado representa um acerto que causa 50% do dano de sua arma ao oponente.

 

 

  • Vermelho: Sucesso Difícil. Ações com poucas garantias de sucesso, mas que ainda são possíveis. Em combate, este resultado representa um acerto que causa 75% do dano de sua arma ao oponente.

 

 

  • Azul: Sucesso Muito Difícil. Uma verdadeira proeza. Em combate, este resultado representa 100% do dano de sua arma ao oponente.

 

 

  • Azul Escuro: Resultados azul escuro têm as mesmas consequências que um resultado azul em testes de habilidades, mas em combate, representa 125% do dano de sua arma causada ao seu oponente.

 

 

  • Cinza: Sucesso Absurdo. Só o 20 no d20. Sem choro, nem vela! Um resultado cinza em combate causa dano direto na Energia Física do personagem, causando realmente um ferimento. Joga-se novamente na mesma coluna da tabela de resolução que acarretou o sucesso crítico para determinar os efeitos do golpe, que variam de acordo com o tipo de arma (ou se foi magia), podendo provocar ferimentos maiores e até a morte instantânea.

 

 

O Sistema Omni

O Sistema Omni do High Medieval RPG baseia-se também em uma tabela, mas muito mais simples:

Tabela Omni

Ao realizar uma jogada, o personagem observa o nível de dificuldade para a ação que deseja realizar, soma os bônus ou penalidades associadas àquela dificuldade, rola um d20, soma ao seu valor na perícia e compara com a tabela acima. A tabela de Guia de Dificuldade está representada abaixo.

Guia de Dificuldade

Adaptanto o Sistema Omni para Tagmar

Tagmar possui sete margens de resultados, enquanto o Sistema Omni possui apenas cinco. Mas aí, poderíamos estender um pouco a tabela Omni / Tagmar para que ela ficasse assim:

Tabela Omni Tagmar

A Tabela de Acertos Críticos de Tagmar seria mantida, no entanto, ao invés de consultar as cores, observaria-se apenas a nova margem de acerto obtida, que seria comparada com a tabela.

Até o momento, sem testar, não sei se o trabalho seria reduzido ou não, se o que temos é uma troca de seis por meia dúzia, mas…

Fico no aguardo de sugestões para melhorar o sistema.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.