A Wizards of the Coast voltou a vender PDFs de edições antigas em seu site D&D Classics, e está a todo vapor reimprimindo livros antigos. Ano passado foi a vez do AD&D1E, o grande amor dos americanos. O resultado deve ter sido ótimo, pois agora eles tem planos de imprimir suplementos e aventuras em capa dura. Como se não bastasse, foi reeditado a edição 3.5 em livros premium com a última errata, e foi divulgada uma edição especial do D&D Original que vai ser lançado em uma belíssima caixa. O lançamento do AD&D 2E também está iminente, e acredito com todas as forças que logo logo o B/X também vai ser reimpresso. Nunca houve uma épcoa tão boa para os fãs de oldschool.

Isso significa que a Wizards ouviu os clamores dos jogadores da OSR, que não aguentavam mais as novas edições. A pergunta é: o que isso significa para o futuro dos retroclones? Eu não me refiro aos golems que são mais uma versão do que um clone dos jogos antigos, como por exemplo o Dungeon Crawl Classics, Lammentations of the Flame Princess, e Adventurer Conqueror King – e Old Dragon, por que não – mas sim a santa tríade do Old School:

JuOBV

Eu pessoalmente vejo pouco ou nenhum motivo para adquirir um OSRIC ao invés de comprar os livros originais escritos pelo Gygax. A caixa premium do D&D Original é muito mais interessante do que uma cópia POD do Swords & Wizardry. E assim que a WotC lançar o B/X do Moldvay/Cook, pode ter certeza que irei comprar o mais rápido possível, tirando completamente meu interesse pelo Labyrinth Lord.

Lançados como uma alternativa ao D&D moderno, para quem não tinha mais acesso aos livros antigos, é bastante irônico que santa tríade dos retro-clones perca relevância justamente quando o OSR está mais forte do que nunca.  E vocês, o que acham? Será que a santa tríade permanecerá forte nessa transição?

Compartilhe:
Escrito por Pedro Leone
Stay a while and listen!