Eu devo admitir que a minha segunda sessão de Dungeon World foi um fracasso completo. Eu simplesmente travei na hora de conduzir o combate. Para meu alívio, descobri que muitos novos Mestres do Jogo (MJ) também tinham dificuldades em conduzir um combate usando as regras de Dungeon World, principalmente em virtude de dois fatores:

  • O MJ não rola dados;
  • As ações não são divididas em turnos, rodadas ou o que valha.

E isso pede uma medida drástica:

“Esqueça o que você sabe sobre RPGs por um minuto.”

Imagine que você é um jovem garoto(a) novamente, segurando em suas mãos a caixa vermelha com um dragão na capa e você não possui nenhum conhecimento prévio sobre rodadas de combate, iniciativa ou qualquer outra coisa. Como você narraria o combate? Provavelmente não seria no modelo baseado em grids e turnos; os jogos de tabuleiro fazem isso. Você provavelmente narraria um combate de forma mais parecida com os romances que você leu, uma série de mudanças rápidas que pulam de uma cena para outra, seguindo os personagens principais na refrega. É exatamente assim que Dungeon World funciona.

O MJ não rola dados, ao invés disso ele vai usando seus movimentos para apresentar perigos aos PJs, como um inimigo que ataca, utilizando as respostas dos jogadores para finalizar estes ataques.

Como flui o combate em Dungeon World

  1. O MJ narra o início da ação dos seus personagens não jogadores (PnJ)
  2. O PJ responde a sua ação;
  3. Se a resposta dispara um movimento, o PJ rola os dados;
  4. O MJ narra a conclusão da ação, baseada no resultado obtido pelo PJ nos dados.

Vejamos um exemplo de combate:

MJ: O guerreiro balança a clava de osso em sua direção. O que você fará?

PJ: Eu o golpeio do lado e esmago seu crânio!

MJ: Parece que temos um matar e pilhar aqui! Role os dados.

PJ: Sucesso parcial com 8, correto?

MJ: Isso mesmo. Você desfere o primeiro golpe, mas o inimigo é implacável. Os dois estão se golpeando mutuamente, em uma briga realmente sangrenta. Os dois rolam o dano.

Então, dados continuam sendo rolados quando os personagens se deparam com perigos ou possibilidades, só que os jogadores rolam os dados e o MJ interpreta os resultados.

O combate flui facilmente desta forma, sem passar a sensação de que os jogadores estão agindo em turnos acertando uns aos outros. O trabalho do MJ é apresentar situações perigosas e esperar pela reação dos jogadores. A resposta dos personagens (normalmente na forma de rolagem de dados) determinará as consequências da situação que você apresentou.

Comparando Dungeon World com D&D, podemos dizer que o primeiro funciona como os testes de resistência no segundo. Quando o mestre diz “O mago maligno conjura uma magia sobre você. Faça um teste de Vontade.” o mestre narra o que o NPC está tentando fazer e aguarda pela jogada do personagem para fornecer o resultado. O mestre não informa ao jogador que ele foi afetado pela magia até que ele tenha feito o seu teste de resistência.

Alguns exemplos de perigos pedindo para serem respondidos:

  • O goblin se lança contra você, o que você faz?
  • Quando o pilar se quebra, o teto começa a desmoronar sobre você, o que você faz?
  • Os arqueiros começam a atirar através da clareira, as flechas estão zunindo ao seu lado, o que você faz?
  • O ogro levanta sua clava acima da cabeça e começa a descê-la em sua direção, o que você faz?
  • Você levanta seu escudo bem a tempo. O martelo do inimigo acerta o escudo e ele continua a golpeá-lo de novo e novamente. Ele está golpeando seu escudo, seu braço começa a ficar dormente, mas você não está ferido. Rapidamente os golpes se direcionam para baixo, mirando suas pernas. O que você faz?

Após determinar as consequências das respostas dos personagens é sua vez de reagir novamente. O MJ responderá ao acontecido anteriormente com outra situação perigosa.

Sem temer ser repetitivo, é sempre bom lembrar que em Dungeon World, uma jogada SEMPRE será disparada em resposta a um perigo determinado pelo MJ. Sendo assim, as descrições do combate são velozes e furiosas. Também vale lembrar que toda a ação deve ser descrita no modo ficcional, o que torna as cenas muito mais emocionantes.

MJ: O orc brande sua maça em sua direção. O que você faz?

PJ: Eu contra-ataco com a minha espada.

MJ: Parece um matar e pilhar. Role +FOR.

PJ: 7

MJ: O orc acerta o seu ombro, mas o golpe o faz abrir a guarda e você aproveita a oportunidade. Seu golpe abre um talho na armadura da criatura, que grita de dor enquanto segura sua arma e tenta desarmá-lo.

O combate é formado por uma sucessão de situações perigosas apresentadas pelo MJ, as quais geram respostas dos jogadores, normalmente na forma de jogadas de dados que são interpretadas pelo MJ.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.