Quais os Benefícios do RPG?

Publicado por

Diversão. Pura e simples diversão.

Desde que eu comecei a jogar RPG, 15 anos atrás, sempre ouvi falar dos supostos benefícios do RPG: formentar a imaginação, estimular a leitura, e isso além dos benefícios pedagógicos de se utilizar RPG na sala de aula, ou ainda da utilização de interpretações de papéis em terapias. E o pior de tudo, é que isso não é só com RPG: frequentemente saem matérias dizendo coisas super relevantes como “Quem jogou MMORPG é um melhor líder” e coisas do tipo. Como se estivéssemos procurando incessantemente uma maneira de legitimar nossa diversão.

O único problema é que isso não ocorre para outras formas de diversão mais antigas. Ou você vê matérias de jornais explicando os benefícios de se assistir um reality show ou de ir a um teatro? Ou quem sabe seu pai dava discursos de quão benéfico é assistir um jogo de futebol tomando cerveja, comendo amendoim e gritando palavrões? Ao lado da Mona Lisa tem um cartaz explicando os benefícios da sua carreira ao ver a pintura? É claro que não. Fazemos estas coisas por uma simples questão de prazer e auto-gratificação.

Então é muito bom que o RPG estimule a leitura e a criatividade, e que jogos de estratégia desenvolvem a lógica e a inteligência, mas essas coisas são consequências. Não é para isso que jogamos. É pela pura e simples diversão. O resto é efeito colateral. Não precisamos mais justificar nossa diversão como se estivéssemos pedindo autorização para nossos pais.

7 comentários

  1. Permita-me parafraseá-lo:”Então é muito bom que o RPG estimule a leitura e a criatividade, e que jogos de estratégia desenvolvem a lógica e a inteligência, mas essas coisas são consequências”.Exatamente, essas consequências são os benefícios por jogar RPG. Se você tivesse escrito no título do seu post “Quais são os motivos para jogar RPG?” Eu concordaria 100% com sua primeira frase: Diversão.

    Curtir

  2. Acho que você fazendo um julgamento meio cruzado. :)Quais os benefícios do RPG? Muitos.Qual o propósito pelo qual jogamos RPG? Diversão.O fato de que o RPG tem todos esses valores agregados se torna um argumento para defender o jogo quando o jogador é ridicularizado por alguém “de fora”, ou naquelas épocas que alguém arranja um crime relacionado e o pessoal se sente acuado. Mas não vejo muita gente por aí jogando RPG em casa (ou em encontros) com o exclusivo propósito de virar melhor aluno ou líder. Eles jogam porque acham massa.Mas se seu discurso for: parem de ficar acuados, vamos encarar o RPG como a diversão que ele é! Aí concordo. 🙂

    Curtir

  3. Valeu Eduardo! Eu gosto muito da explicação de “por que jogar” do Joe Mcdaldno no site dele:We are strongly moved by and informed by stories.Stories unify communities.Stories reveal who we are.Esqueci de colocar no post, mas é extremamente relevante. Abraço!

    Curtir

  4. Yep!Inclusive essas motivações me surgiram antes mesmo de eu entrar de cabeça nessa onda indie, quando li o livro de uma amiga, “A Palavra do Contador de Histórias”.Recomendo foda!=]http://www.travessa.com.br/A_PALAVRA_DO_CONTADOR_DE_HISTORIAS/artigo/d2eb0684-7306-49be-9ceb-91748d5f05d5

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s