Continuando a nossa série inteiramente baseada e descaradamente traduzida do Dungeon World Guide, para ajudar mestres e jogadores com este fantástico RPG que muito em breve, assim esperamos, esteja traduzido para o nosso bom e velho português brasileiro.

Os Movimentos do MJ

Quando o jogador obtém um valor entre 7-9 o MJ realiza um movimento suave ou um movimento severo se o jogador errar o teste (6-). Mas o que são estes movimentos? O que eles implicam na realidade?

Um movimento não é uma manobra exotérica que o MJ realiza quando está conduzindo um aventura de Dungeon World, na verdade:

“Se você observar a lista de movimentos do MJ e lê-la cuidadosamente, você perceberá que são coisas que já fazemos em outros rpgs.”

Então, o que o Dungeon World faz é codificá-los para tornar o seu uso mais fácil. Se você já conduziu uma aventura em qualquer outro sistema, com certeza você já colocou alguém em evidência ou revelou uma verdade inesperada, você só não a denominou desta forma.

Então porque Dungeon World tem essas listas de movimentos? Simples, elas mantém o jogo fluindo. Sempre que os jogadores se dirigem ao MJ, um movimento deve ser realizado, mas…

“…isso só signfica que alguma coisa acontece!”

Nunca se esqueça disso: um movimento, significa apenas que alguma coisa acontece no jogo. Nem mais, nem menos.

Em seu âmago, os movimentos foram criados para criar SEMPRE, situações perigosas. A lista inteira é um apanhado de coisas que podem ameaçar os personagens ou tornar suas vidas mais interessantes – e todo aventureiro precisa de um pouco de desafios – tudo isso alinhado com os Princípios. Mostrar sinais de uma ameaça aproximando-se mantém os jogadores no limite e lhes avisa que alguma coisa ruim está para acontecer. Revelar uma verdade inesperada pode ser algo como “estamos sendo seguidos” ou “o vampiro não foi destruído“.

“Não importa a forma que eles tomem, os Movimentos estão ali para clarear sua imaginação quando os jogadores olharem para você com expectativas.”

Isso acontece frequentemente quando você está descrevendo alguma ação ou eles são mal sucedidos em uma rolagem e precisam de uma resposta.

dungeons-and-dragons

Na maioria das vezes, você, como mestre, nem precisará olhar a lista de Movimentos. Seus instintos de MJ irão falar mais algo e você conduzirá o jogo como sempre fez em outros sistemas. O livro diz que o MJ você deve fazer um Movimento quando o jogador fizer uma rolagem ou quando eles dirigirem-se a você com expectativas, mas isso é apenas formalidade.

“O MJ não precisa correr para a lista sempre que os dados forem rolados.”

Instintivamente você saberá o que fazer quando os dados forem rolados, mas quando precisar de uma ajudinha, consulte as listas, mas lembre-se:

“Nem tudo que você quer fazer estará na lista, mas não deixe de fazê-lo.”

Duvidas? Se tiver, perguntem!

No próximo artigo vamos falar sobre os resultados de 7-9, que acontecem com muita frequência.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.