Saudações leitores! Este lançamento era um que eu estava bastante empolgado desde seu teaser no WorldRPG Fest 2012. Eis que em janeiro de 2013 a Galápagos Jogos finalmente entregou o Guerra dos Tronos Card Game completamente traduzido e com uma qualidade impecável. Mas será que o jogo é bom?

Primeiro, eu preciso admitir que sou um ex-viciado. Já gastei muito mais grana do que tenho coragem de admitir em Magic: The Gathering, mas larguei o vício tem vários anos e me desfiz de todas as cartas. O maior motivo foi de longe o custo, e hoje em dia isso é pior ainda com boosters de 15 cartas custando 12-14 reais, e com uma raridade ainda mais difícil de sair do que as douradas. Não me entenda mal, eu adoro o jogo, mas não dá para manter um ritmo de compra interessante com este modelo de Collectible Card Game.

Eis que a Fantasy Flight Games ouviu minhas preces e lançou o formato Living Card Game. Para quem não conhece, os LCG são card games como o Magic, mas eles não tem raridade. Os decks e expansões vêm com 3 cópias (o máximo que você pode usar no baralho) de cada carta, que não são aleatórias. Você sabe exatamente o que vai receber em cada compra, e consegue planejar suas compras com base no tipo de deck que você quer montar.

Intrigas, Batalhas e Disputas de Poder

O Living Card Game do Game of Thrones é uma adaptação dos romances do George R.  R. Martin, e se você também gosta da série além de card games, saiba que a FFG acertou em cheio. As mecânicas do jogo tem a ver com a temática das cartas e do livro. O jogo permite os jogadores jogarem com as casas Lannister, Stark, Targaryen ou Baratheon, e futuras expansões adicionam as casas Martell e Greyjoy.

O jogo se baseia em quem consegue juntar 15 pontos de poder primeiro. Os jogadores irão tentar obter este poder utilizando os personagens icônicos da série, equipamentos famosos (ou genéricos) e territórios conhecidos para os leitores dos livros. Utilizando estes elementos os jogadores poderão iniciar conflitos militares (que matam os personagens em jogo, bastante apropriado), de intriga (forçando o oponente a descartar cartas da mão) e de poder (para roubar seus preciosos pontos de poder).

Além destas mecânicas, o jogo possui um tabuleiro central utilizado em partidas de 3 ou 4 jogadores. Cada uma das peças simboliza um cargo no pequeno conselho, que são escolhidos no início de cada turno pelos jogadores. O pequeno conselho introduz uma dinâmica a mais em jogos multi player, tornando o jogo interessante mesmo fora dos tradicionais duelos.

game of thrones lcg

O Conteúdo da Caixa

When You Play the Game of Thrones…

Dizendo simplesmente: eu adorei as mecânicas do jogo. Ele possui muitos elementos de decisão, mais do que eu sentia jogando Magic. Desde a escolha do plano e do cargo no conselho, até que tipos de conflito usar dependendo da sua ordem no turno, as decisões raramente são fáceis.

O maior problema é justamente a sua maior qualidade. Esta versão do Game of Thrones é obviamente um card game, e não um board game. Isso significa que as estratégias são mais elaboradas e dependem de um conhecimento mais profundo do seu deck do que um board game que utiliza cartas, como o Summoner Wars por exemplo. A primeira partida com 4 jogadores iniciantes vai ser lenta, complicada e quem não for fã de card games não vai virar fã por causa deste jogo.

A qualidade das peças e das cartas está simplesmente excelente. A Galápagos já provou que podia fazer jogos originais com qualidade, mas ela se superou nesse. Talvez as peças sejam importadas e idênticas ao jogo original, mas isso não muda o fato de que as cartas tem a mesma qualidade do Magic. Muita gente reclamou do preço de 150 reais, mas eu acho bastante justo. Para comprar quatro decks de Magic você vai gastar mais do que isso, e não vai ter um tabuleiro, peças e miniaturas tão bonitas.

Tudo bem, algumas ilustrações não são tão boas quanto a maioria, e jogo poderia ter tido uma revisão melhor no texto das cartas (encontramos vários erros de português), mas o jogo é imperdível para os fãs de card games. Tenho certeza que irei encontrar gente jogando este jogo ao lado do Magic nos próximos encontros.

Veredito: COMPRE AGORA.

Compartilhe:
Escrito por Pedro Leone
Stay a while and listen!