Jogadores iniciantes frequentemente precisam de ajuda para aprender a jogar e se a intenção é que eles realmente venham a gostar do hobbie, não dificultar as coisas neste primeiro encontro já é meio caminho andado para o sucesso.

As primeiras aventuras de Dungeons & Dragons, via de regra, não fogem muito ao conceito de exploração de masmorras ou dungeons, então, é sempre bom o Mestre do Jogo (MJ) encorajar os jogadores perguntando-lhes coisas como “Você quer procurar por portas secretas?” ou fornecer outras sugestões. Se os personagens já foram experientes não faça isso, mas não se esqueça que elas são muito úteis para iniciantes.

45512_544929315517731_527111945_n

Encorajar algumas situações de “sucessos automáticos” pode encorajá-los, afinal, aqueles que nunca encontraram uma porta secreta logo deixarão de procurá-las.

A medida que os jogadores ganham mais experiência, as perguntas podem mudar um pouco, como “nós encontramos pegadas de criaturas?” ou “Não sabemos qual caminho seguir a partir daqui. Encontramos alguma pista?“. Você, como MJ, deve oferecer informações que permitam aos jogadores determinar o significado. Por exemplo, “Vocês percebem que algumas pegadas levam para a esquerda, mas não conseguem precisar quais criaturas deixaram as marcas.

Estas pistas ajudam a direcionar os personagens na dungeon e como MJ, você é encorajado a utilizá-las como parte da descrição das salas.

Quando os personagens se aproximaram de áreas muito perigosas, é importante que algumas pistas sejam fornecidas, como restos de ossos, cheiros horríveis, etc., que alertem os jogadores sobre os perigos existentes. Submeter os personagens a perigos extremos sem aviso prévio não é uma boa técnica.

Jogadores mais experientes, jogando com personagens de níveis mais elevados, estão mais acostumados com os perigos, mas ainda assim podem se deparar com perigos mortais que levem a mortes súbitas. As pistas, para estes jogadores, podem ser fornecidas através de mapas de tesouro comprados ou adquiridos (de forma lícita ou ilícita), contendo indicações de áreas das masmorras.

De forma geral, quando os jogadores se tornam mais experientes, as pistas começam a aparecer com menor frequencia e de forma mais sutil.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.