Muitas vezes quando estamos jogando uma campanha é difícil lembrar exatamente o que aconteceu na última sessão, ainda mais se os jogos ocorrem com um intervalo grande entre eles. Muitos GMs ficam chateados quando os jogadores não lembram completamente o que aconteceu, mas eu acho que isso é exagero: o mestre pensa muito mais no jogo entre as sessões do que os jogadores. E quando você está mestrando algo mais improvisado e sem tanta estrutura, pode acontecer de seus jogadores lembrarem melhor o que aconteceu na última sessão do que você (já aconteceu comigo!). Esta dica é justamente para tentar resolver este problema.

Na maior parte dos grupos, pelo menos uma pessoa vai ter um smartphone, mas a dica vale para câmeras digitais, celulares, tablets, qualquer coisa que grave em vídeo. No final da sessão, quando os jogadores ainda estiverem empolgados com o jogo, use o que você tiver para gravar um vídeo onde os jogadores resumem o que aconteceu na sessão. Você pode fazer uma pequena introdução como mestre, dizendo a data e falando quais os jogadores/personagens que estavam presentes, mas considero importante que sejam os próprios jogadores que digam o resumo para a câmera.

Você pode (e deve) aproveitar a situação para perguntar para o grupo quais os melhores momentos da sessão. Se o sistema que você está utilizando permite, é um excelente momento para dar prêmios de XP por interpretação, ainda dentro da gravação. E aproveite para perguntar para os jogadores o que eles querem fazer/o que eles esperam que aconteça na próxima sessão: isso pode dar uma imensa ajuda na preparação do próximo jogo.

A sugestão de usar o smartphone é pela facilidade no próximo passo: coloque o vídeo no youtube e passe para os jogadores. Você pode deixar o vídeo visível apenas para quem tiver o link, caso seus jogadores prefiram mais privacidade. Quando for marcar o próximo jogo, você pode mandar o link do vídeo para os jogadores assistirem, ou mesmo assistir logo antes de começar a próxima sessão.

Com os vídeos no Youtube, você pode fazer uma playlist para montar um histórico da sua campanha inteira, ou ainda colocá-los em um blog ou wiki para consultas futuras.

Assim que eu voltar a jogar, irei fazer isso e colocar o vídeo junto com o report escrito por aqui no ForjaRPG. E se você já fez algo assim ou se pretende fazer, deixe aí nos comentários!

Compartilhe:
Escrito por Pedro Leone
Stay a while and listen!