Saudações! O Jogador Sonhador encerrou a pesquisa que ele estava fazendo sobre o ano de 2012 com nós RPGistas e que eu divulguei aqui no ForjaRPG, e gentilmente me enviou os dados anônimos da pesquisa para fazer uma análise aqui em 2012. Foram 163 respostas ao questionário ao longo do final de dezembro até o dia 15 de janeiro. Espere gráficos de pizza, pois qual RPGista não gosta de pizza?

Na primeira pergunta, temos uma visão geral de onde moram as pessoas que responderam o questionário.

grafico1Nenhuma surpresa por enquanto, eu só fiquei bem curioso onde estão estes 2% de RPGistas lusófonos que não estão no Brasil ou em Portugal.

Na segunda pergunta, o Ricardo perguntou o quanto RPG nós jogamos em 2012:

grafico2

A maior parte das pessoas (31% ou 51)  jogou entre 13 e 40 sessões de RPG em 2012. Esta por coincidência foi minha resposta ao questionário, que na prática significou pequenos períodos de grande atividade RPGísticas separados por longos hiatos de vários meses sem jogo. Será que para os outros também foi assim, ou foi uma agenda mais espaçosa? Em segundo lugar, com 24% temos quem jogou entre 7 a 12 sessões, seguido com 19% por quem jogou impressionantes mais de 40 sessões de RPG.

A surpresa foi ter 7% de pessoas que não conseguiram jogar RPG em 2012. Um minuto de silêncio para estes sofridos RPGistas.

Na próxima pergunta, temos uma visão do quanto a crise no RPG está feia:

grafico3

Mais de 40% das pessoas gastaram mais de 80 euros ou 220 reais com RPGs em 2012, seguido por um quarto das pessoas gastando entre 31 a 80 euros/81 a 220 reais. Apenas 12% das pessoas não gastou nada ou gastou menos de 10 euros/30 reais. Será que estes dados tem alguma relação com as perguntas anteriores? Vamos analisar, começando pelo país:

grafico6

Me surpreendeu os RPGistas brasileiros gastando mais do que nossos companheiros portugueses. Mas será que existe alguma relação de o quanto a pessoa jogou com o quanto ela gastou?

grafico7Com exceção de quem não conseguiu jogar RPG em 2012, reparei que os gastos continuam bem semelhantes, subindo um pouco quando você joga mais RPG.

A próxima pergunta mostrou o otimismo da galera com relação a 2013:

grafico4

E por fim, mais um termômetro da crise do RPG:

grafico5

Mesmo com 42% das pessoas respondendo que gastaram mais de 80 euros/220 reais com RPG em 2012, quase metade das pessoas disseram que pretendem gastar mais com RPG em 2013.

Estes foram os resultados da pesquisa, que achei bem mais positivas do que eu imaginava. 2013 parece ser um ano ainda melhor que 2012 para a maior parte dos RPGistas, e  nós também estamos na torcida! E gostaria de agradecer novamente o Ricardo “Jogador Sonhador” Tavares por ter enviado os dados da pesquisa para esta análise.

Compartilhe:
Escrito por Pedro Leone
Stay a while and listen!