Eu já disse antes que não sou grande fã do John Wick, mas este vídeo que ele gravou é simplesmente sensacional. Vale a pena gastar 10 minutos assistindo e entender que não vale a pena se preocupar com o nível de poder dos personagens, em manter uma postura de competição entre o GM e os jogadores, em reconhecer a diferença entre protagonista e antagonista, e em desafiar as crenças de seus personagens. Assista:

http://youtu.be/yTE7mXC66Fg

Às vezes parece que ele está especificamente falando de Burning Wheel/Mouse Guard, e acho que os conselhos dele são facilmente aplicáveis a estes RPGs (ainda que de fato sirvam para qualquer um). Também penso que ela se encaixa bem na técnica de bangs que expliquei aqui no ForjaRPG, onde os bangs nada mais são do que formas pré-planejadas de desafiar as crenças dos personagens. O jogo Durance (cuja resenha irá vir em breve por aqui) também funciona dessa forma: cada personagem precisa ter um oath: um juramento de algo que ele não irá fazer, e o guia de cada cena tem o dever de propor uma cena onde este juramento será colocado em questão. Good stuff.

Se você gostou desse vídeo, recomendo também o livro do John Wick chamado Play Dirty, com uma série de artigos com dicas e orientações para GMs no estilo que ele deixou no vídeo. O livro custa apenas 5 doletas no DriveThruRPG e eu já li duas vezes. Não concordo 100% com ele, mas sempre me faz pensar em muita coisa que faço na minha mesa. Recomendo!

Compartilhe:
Escrito por Pedro Leone
Stay a while and listen!