Dungeon World não é um jogo para iniciantes.

Esta frase foi proferida por um jogador veterano que participou de uma mesa de Dungeon World que conduzi este ano. A princípio discordei da afirmativa, mas quando li o Dungeon World Guide, me senti bobo, pois a frase passou a fazer um sentido absurdo, mas porque?

Quando você ler e entender Dungeon World, role +Int…

São estas palavras que introduzem o leitor ao livreto produzido por Eon Fontes-May e Sean M. Dunstan e que tem a missão de clarificar uma série de dúvidas em relação a Dungeon World.

Ficar confuso com relação a forma como conduzir o jogo não é difícil, principalmente devido a antigos vícios.

Isso quer dizer que Dungeon World é ruim?

Não! Muito pelo contrário, o sistema de Dungeon World é extremamente simples e intuitivo, mas quebra diversos paradigmas que temos em RPGs mais tradicionais.

Os moves (ou movimentos), constituem a unidade básica do sistema, ao invés de turnos, rodadas, etc., aos quais estamos habituados. O jogo flui através dos movimentos, e em um combate, existem muito mais opções ao “eu ataco, causo dano, o monstro ataque, causa dano” de alguns RPGs tradicionais. Os movimentos funcionam, como o pêndulo de um relógio, em suas idas e vindas (diálogo mestre e jogador), impulsionando a narrativa adiante.

A ação é impulsionada para frente, mesmo quando os personagens falham. PRINCIPALMENTE quando os personagens falham.

Sendo repetitivo, o sistema é extremamente narrativo e toda a ação acontece in-game, com os jogadores dizendo exatamente o que os seus personagens estão fazendo, sendo proibido verbalizar ações no modo eu ataco, tão comum nos RPGs tradicionais.

É preciso desaprender algumas coisas…

Para jogar Dungeon World, no entanto, precisamos desaprender alguns conceitos, não porque eles são errados, mas porque nos levaram um nível de vício que faz com que a linguagem simples de Dungeon World embaralhe nossas mentes. Com isso, não quero dizer que todos os grupos vão sentir dificuldade jogando Dungeon World, mas que eu senti esta dificuldade e que percebi que muitos grupos também sentiram.

Então Dungeon World não deve ser jogado por iniciantes?

Contradizendo o título do artigo, acredito que Dungeon World seja o sistema perfeito para iniciação de novos jogadores, desde que conduzido por um mestre que já tenha uma certa experiência com o sistema, pois de outra forma, a experiência pode ser traumática.

Como as cenas são muito cinematográficas e a ação funciona sem um sistema de iniciativa e turnos, a ação muda de personagem para personagem em uma grande explosão de dinamismo, a experiência tende a não desagradar quem o joga pela primeira vez e principalmente quem joga RPG pela primeira vez.

Cenas de 300 capturam bem o ritmo do combate em Dungeon World.

Cenas de 300 capturam bem o ritmo do combate em Dungeon World.

A falsa impressão de que ele funciona bem, somente para jogadores experientes, na minha opinião, aplica-se exclusivamente ao mestre da aventura, pois este sim, precisa entender bem o sistema para não travar no meio da ação, sem ter a mínima noção de como vai reagir.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.