Estava faltando um assunto polêmico aqui no ForjaRPG, então vamos criar um para gerar uma discussão saudável. Como todo bom nerd, vamos começar com definições. De acordo com a Wikipedia…

… uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público, apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso.

No RPG, a falácia são argumentos absurdos tão repetidos inclusive por designers famosos que ninguém mais repara quão falho eles são.

Falácia da Regra de Ouro: “Se você não gostou de alguma regra, mude!”

Essa funciona da seguinte forma: você compra um livro de RPG, e no final dele o designer diz que você pode mudar as regras que não gostar. Eu imagino como seria se isso estivesse escrito em um livro de regras de xadrez ou qualquer outro jogo de tabuleiro. Se eu paguei pelo livro e gastei o esforço necessário para ler e aprender as regras, é melhor que elas funcionem no jogo – admitir que você pode não gostar e ainda criar uma regra de ouro a partir disso é assumir diretamente a incompetência.

Alguns jogos ainda vão mais longe: implicam que o mestre pode alterar o que quiser, já que ele é a autoridade máxima do jogo. Imagine que você vai para casa de um amigo e ele pergunta se você quer jogar xadrez. Você joga sua vez, faz uma abertura clássica, mas o seu amigo move um peão como se fosse uma rainha. Indignado, você diz “Ué, como assim? O que foi isso?” – “Ah, eu não gostei da regra de movimento do peão, achei que limita demais o jogo.”

Por fim, eu não sou contra house rules. Mas elas são claramente um sinal de que o sistema que você está jogando não serve perfeitamente para suas necessidades, e isso é um ponto fraco dele. Não preciso de uma regra de ouro para me falar que o sistema pode não servir pra mim. E se você criar house rules, deixe ela bem clara para os seus jogadores, por favor.

Falácia das Regras de Menos: “Regras atrapalham a diversão, quanto menos regras melhor”

Todos que dizem isso estão obviamente jogando um freeform sem regras, onde tudo é resolvido em par ou ímpar, correto? E o melhor de tudo é que obviamente as regras atrapalham os jogos de todo mundo, e é um absurdo que ainda tenha gente que jogue GURPS ou D&D.

Pode parecer meio extremo, mas você lê grande designers falando exatamente essa besteira. Monte Cook, em seu financiamento coletivo do Numenera, disse que “o sistema vai ter poucas regras, que não atrapalham a diversão do jogo”.

Existe uma variação desta falácia, onde as pessoas dizem “Eu não gosto de muitas regras, prefiro interpretação”, como se fosse impossível ter regras que não atrapalham sua personificação de um anão raivoso com um machado +2 na mão. Boas regras não apenas não atrapalham, como ajudam e incentivam a boa interpretação, se é isso que você valoriza.

Ambas as falácias acima pegam gostos e preferências pessoais e as generalizam como fatos. E você, o que acha das falácias acima? Pode xingar nos comentários!

Compartilhe:
Escrito por Pedro Leone
Stay a while and listen!