Ultimamente ando pensando bastante em adaptar o Dark Sun para o Dungeon World. O sistema é um candidato perfeito para a adaptação, tanto pelo clima do jogo quanto pela extrema facilidade em criar regras novas para o sistema. Que lugar melhor para começar do que os Wild Talents, poderes psiônicos naturais que todos os personagens em Dark Sun começam?

Os Wild Talents abaixo foram retirados do Dark Sun 4E, já que a lista da versão do AD&D contém absurdos como metamorfose, body weapon e afins. As mesmas limitações da 4E continuam valendo: os objetos são apenas pequenos, e você não pode manipular nada que esteja sob controle de outra criatura. Por outro lado, os detalhes de alcance, duração e alvos ficam completamente a cargo do grupo e da ficção, seguindo a filosofia do Dungeon World.

Ao criar um personagem, role 1d10 ou escolha da lista, a critério do grupo:

1 – Equilíbrio Corporal: Você consegue mudar seu centro de gravidade e equilíbrio com o poder da mente. Em situações onde isso for aplicável, você ganha +1 no Defy Danger.

2 – Escuta Distante: Por um momento, você consegue escutar até mesmo suspiros distantes.

3 – Saber a Direção: Através do poder da sua mente, você simplesmente sabe para onde fica o norte, o tempo inteiro.

4 – Senso do Perigo: Você sente na sua nuca quando algo perigoso está prestes a acontecer. Ao utilizar o move Discern Realities, você pode fazer a pergunta “O que está prestes a acontecer” sem gastar uma das suas respostas que teria direito.

5 – Queda Suave: Ao se concentrar, você consegue controlar a velocidade da sua queda.

6 – Telecinésia: Pequenos objetos podem ser manipulados à distância, apenas com o poder da mente.

7 – Fagulha Psiônica: Ao redirecionar seu ódio e raiva para um ponto, você consegue iniciar fogo em um objeto inflamável.

8 – Imagem Mental: Você pode criar imagens mentais na mente dos presentes, fazendo com que eles vejam um objeto que não está ali.

9 – Transmitir Pensamentos: Você pode transmitir seus pensamentos para outra pessoa que esteja presente, sem emitir nenhum som.

10 – Criar Objetos: Do pensamento apenas você consegue criar matéria, um pequeno objeto ou ferramenta que esteja necessitando.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.