Saudações.

Ontem consegui reunir um grupo para jogarmos o D&D Next, mais precisamente para jogar a aventura Night of the Walking Dead, aventura escrita por Bill Slavicsek em 1992 para o Cenário de Campanha Ravenloft.

Deixei a cargo dos jogadores, escolherem baseado nos históricos de seus personagens, onde gostariam de começar a aventura e rapidamente a história foi iniciada.

Um dos personagens é um ladino investigador caçador de recompensas e dois outros são guerreiros soldados (humano e anão) que juntaram-se ao caçador de recompensas para conseguir dinheiro.

Seguindo pistas, o grupo chega a um pântano, onde dizem, um dragão negro viveu a muito tempo e adentram uma caverna que se prolonga por alguns poucos quilômetros em túneis apertados e curvilíneos, levando-os sempre por um caminho descendente. Após a longa caminhada chegam a um grande salão no qual um rio corre mansamente e percebem nas sombras três criaturas reptilianas aproximando-se rapidamente. Em um combate rápido, o grupo de criaturas reptilianas é sobrepujado, principalmente graças ao machado de arremesso do guerreiro anão.

No salão eles encontram apenas cabanas das criaturas e resolvem mergulhar no rio, encontrando uma grande passagem para outro salão, com uma outra passagem subterrânea e um corredor ascendente que acaba os levando  de volta ao pântano, onde uma névoa sobrenatural os cerca, levando-os para um outro local.

Night of the Walking Dead. Aventura clássica de Ravenloft escrita a mais de 20 anos volta as meses com D&D Next.

Além do rápido combate com os reptilianos (trogloditas na verdade) que não faziam parte dos encontros da aventura publicada, o grupo lutou bravamente contra um crocodilo e três sapos gigantes, sendo também bem sucedidos em um combate que não durou mais do dez minutos.

Após jogar duas sessões de Dungeon World, voltar a usar um sistema de combate diferente é no mínimo estranho, mesmo que seja um sistema com o qual se está muito acostumado como D&D. Mas quem sabe algumas experiencias não possam ser feitas para dinamizar ainda mais os combates baseando-se na experiência de Dungeon World?

O sistema apresentado no D&D Next, no entanto, está sendo desenvolvido de forma muito satisfatória (pra mim pelo menos), pois está perfeitamente adaptado as antigas aventuras clássicas, sendo necessárias quase nenhuma modificação significativa na estatística dos monstros.

D&D Next está conseguindo ser o prato novo com gosto da comida da vovó (supondo que a sua vó soubesse cozinhar bem)!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.