Saudações amigos.

Queria começar este artigo agradecendo o Júlio Matos pelo convite para participar do 13º Botequim dos Jogos, com o Ricardo Tavares, João Mariano, John Bogéa e o Júlio Matos, que teve como tema Saindo de Cima do Mestre, onde começamos a discutir o que fazer para reduzir o peso colocado nas costas do mestre na condução de uma aventura, assunto inspirado no Episódio 66 – Sair de Cima do Mestre do Jogo, do podcast do Jogador Sonhador.

Uma coisa que curto bastante nestas conversas, ou normalmente monólogos no caso do podcast do Jogador Sonhador, é o fato de discutir o jogo. 

Durante o bate-papo tentamos discutir o que fazer para reduzir a carga de trabalho do mestre, ou se preferirem anfitrião de um jogo, fazendo com que todos participem e a conclusão é que esta não é uma questão fácil, pois depende de muitos fatores, e o primeiro passo é entender o que sobrecarrega os mestres.

Para mim, o maior dos problemas é…

Preparação da Sessão

A preparação é uma etapa na qual o mestre do jogo investe uma grande quantidade de energia planejando e com a

RPGs mainstream via de regra são trabalhosos para preparar, principalmente os no estilo Dungeons & Dragons que requerem uma preparação mais minuciosa da masmorra e do balanceamento dos desafios.

Embora eu seja fã do D&D 4E, após uma campanha que durou de 2008 a 2010, eu percebi que somente explorando o lado tático do sistema, você estaria jogando-o explorando todo o potencial dele. Infelizmente, devido o meu baixíssimo QI, nunca consegui sanar este problema, mesmo tendo lido e traduzido vários artigos que tratavam sobre esta temática.

Quando você tem tempo disponível ou não se importa em dedicar o seu tempo livre em preparar os detalhes da sessão, este pode não ser algo que o sobrecarregue, mas tenho certeza que é um fator compartilhado por muitos mestres.

Como resolver este problema?

Nem sempre artigos que “ajudam” a diminuir o tempo de preparação de uma sessão são eficazes em suas propostas. Particularmente, eu gosto de ler e jogar outros RPGs com o intuito de aprender técnicas que me ajudem neste aspecto. Recorrer a alguns sistemas ditos “sem preparação” é uma boa, pois normalmente eles exigem uma pequena preparação, nenhuma se comparada a certos sistemas.

E vocês? Também acham que a preparação da sessão te sobrecarrega? Como você lida com isso?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.