Saindo de Cima do Mestre – Preparação da Sessão

Publicado por

Saudações amigos.

Queria começar este artigo agradecendo o Júlio Matos pelo convite para participar do 13º Botequim dos Jogos, com o Ricardo Tavares, João Mariano, John Bogéa e o Júlio Matos, que teve como tema Saindo de Cima do Mestre, onde começamos a discutir o que fazer para reduzir o peso colocado nas costas do mestre na condução de uma aventura, assunto inspirado no Episódio 66 – Sair de Cima do Mestre do Jogo, do podcast do Jogador Sonhador.

Uma coisa que curto bastante nestas conversas, ou normalmente monólogos no caso do podcast do Jogador Sonhador, é o fato de discutir o jogo. 

Durante o bate-papo tentamos discutir o que fazer para reduzir a carga de trabalho do mestre, ou se preferirem anfitrião de um jogo, fazendo com que todos participem e a conclusão é que esta não é uma questão fácil, pois depende de muitos fatores, e o primeiro passo é entender o que sobrecarrega os mestres.

Para mim, o maior dos problemas é…

Preparação da Sessão

A preparação é uma etapa na qual o mestre do jogo investe uma grande quantidade de energia planejando e com a

RPGs mainstream via de regra são trabalhosos para preparar, principalmente os no estilo Dungeons & Dragons que requerem uma preparação mais minuciosa da masmorra e do balanceamento dos desafios.

Embora eu seja fã do D&D 4E, após uma campanha que durou de 2008 a 2010, eu percebi que somente explorando o lado tático do sistema, você estaria jogando-o explorando todo o potencial dele. Infelizmente, devido o meu baixíssimo QI, nunca consegui sanar este problema, mesmo tendo lido e traduzido vários artigos que tratavam sobre esta temática.

Quando você tem tempo disponível ou não se importa em dedicar o seu tempo livre em preparar os detalhes da sessão, este pode não ser algo que o sobrecarregue, mas tenho certeza que é um fator compartilhado por muitos mestres.

Como resolver este problema?

Nem sempre artigos que “ajudam” a diminuir o tempo de preparação de uma sessão são eficazes em suas propostas. Particularmente, eu gosto de ler e jogar outros RPGs com o intuito de aprender técnicas que me ajudem neste aspecto. Recorrer a alguns sistemas ditos “sem preparação” é uma boa, pois normalmente eles exigem uma pequena preparação, nenhuma se comparada a certos sistemas.

E vocês? Também acham que a preparação da sessão te sobrecarrega? Como você lida com isso?

8 comentários

  1. Que isso Franciolli, não é baixo QI você não ter mais saco para a infinita carga estratégica-powergamista da 4E. Quem gosta beleza, mas estou na mesma que você quando não tenho saco e tempo pra preparar jogo e nem tenho paciência para sistemas pesados ou gamistas. Ainda tenho trauma de ter tentado mestrar a 4E para manter alguns amigos jogando comigo, mas decidi que não vale perder a minha diversão para segurar amigos que posso ver em outras ocasiões. Eu tenho sido muito feliz preparando pouco e usando sistemas que mais me apetecem, como o meu Fantasy, o Old Dragon e o Dragon Age RPG. Até postei sobre preparação rápida lá no birosquete (está aí em cima no meu link).O Lamentations, você abandonou?Continue postando, curto muito seus posts!

    Curtir

  2. Com certeza são formas de ajudar a reduzir a carga sobre o mestre e deixá-lo mais livre para concentrar-se no que ele realmente deve fazer… ajudar a desenvolver a história.

    Curtir

  3. Obrigado Dan, é sempre bom vê-lo por aqui.Realmente, não jogar alguma coisa que não lhe apetece para agradar os outros, é um dos principais erros do mestre e contribui para uma sobrecarga sem sentido que normalmente termina por vencê-lo.Estou “sem jogar” ultimamente e isso me faz experimentar alguma coisa, mas não mestrar muita coisa.Como não estou, por enquanto, mestrando o Lamentations, o estou usando como inspiração em todos os RPGs que eu venha a jogar, afinal, não poupo elogios ao sistema do maluco James Raggi 🙂

    Curtir

  4. Sem dúvida a preparação sobrecarrega o Mestre.Deixei o D&D (atualmente uso um sistema caseiro) também por este motivo (entre outros).Um meio de diminuir isso é “reciclar” detalhes preparados para uma sessão… usar de novo um mapa, fichas, etc., mas isso também exige preparação, embora atualizar e adaptar exige bem menos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s