Jack W. Shear é um membro ativo da RPG.Net, autor do Tales of the Grotesque and Dungeonesque, um suplemento para jogos Old School de Dungeons & Dragons inspirado na fantasia gótica, mas não é sobre o Tales of the Grotesque que venho falar aqui, mas sim do:

Flavors of Fear: 13 Weird Fantasy Setting Sketches for Lamentations of the Flame Princess

Neste “suplemento” de 44 páginas, Jack apresenta 13 esboços de cenários para LotFP, mas que podem ser usados em qualquer RPG, e que envolvem o sobrenatural.

Os esboços exploram de forma objetiva uma ambientação para histórias sobrenaturais em RPGs de fantasia medieval, com informações sobre o cenário, temas que podem ser abordados, inimigos apropriados, trilha sonora, inspirações literárias e cinematográficas, jogos que inspiram a atmosfera desejada e por último aquelas inspirações que vem de qualquer outra fonte.

Os treze cenários apresentados são:

  1. O vento gelado do norte;
  2. Idade das trevas;
  3. O sul gótico;
  4. Por trás da fachada da cidade costeira;
  5. Peregrinos em uma terra estranha;
  6. O urbano sobrenatural;
  7. Periferia pagã;
  8. Alto goticismo;
  9. Duas variações;
  10. O oeste sobrenatural;
  11. Dentro da casa negra;
  12. Uma parada no inferno;
  13. Através do espelho.

Além da descrição de cada um dos cenários, o livreto traz ainda 4 apêndices:

  1. Tabelas de início: fornece ideias para o tipo de aventura que você pretende narrar, algo bem clássico de rpgs old school;
  2. Bestiário: alguns monstros que são próprios de cada um dos cenários apresentados, como o morto congelado, do cenário “o vento gelado do norte”;
  3. Gerador Aleatório de Monstros Sobrenaturais: mais uma tabela muito bacana, onde você vai, através de rolagens de dados, gerando monstros sobrenaturais;
  4. Mundo Antigo Sobrenatural: que tal explorar uma Grécia ou Roma sobrenaturais?

Não vou dizer que o livro é leitura obrigatória, mas vale muito a pena ser lido, impresso e consultado, valendo muito por todas as referências.

Se tiver interesse, o livreto é disponibilizado de graça na página do Lamentations of the Flame Princess.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.