Yggdrasill é um RPG, mais um dos fantásticos títulos da Cubicle 7, mesma editora do fabuloso The One Ring que está em fase final de produção pela Devir Livraria. Lançado em 2009 na França, só ganhou sua versão em inglês em 2012.

Capa de Yggdrasill RPG

O jogo é ambientado na Escândia, as terras dos “três reinos” da Dinamarca, Noruega e Svithjod (Suécia nos dias atuais) no período histórico entre os séculos IV e VI. Suas histórias exploram intrigas, combates, missões, magia e criaturas míticas, todos os bons elementos de um RPG.

O jogo não tem a proposta de ser histórico, principalmente pela dificuldade em encontrar material escrito sobre esta época, onde a tradição oral predominava.

Os autores enfatizam três conceitos que são imprescindíveis para entender o espírito do povo do norte: o papel essencial do Destino; a noção de mannhelg, a inviolabilidade do indivíduo; e a importância da família e do clã.

O livro tem 235 páginas, é ricamente ilustrado e é dividido em 23 seções, das quais três tratam dos elementos históricos, geográficos e religiosos da ambientação (56 páginas) e as outras tratam do sistema de jogo e de seus elementos, mas todos devidamente contextualizados e explicadinhos.

Vinte e quatro páginas são dedicadas a explicar como funciona o combate, o sistema de pontos de vida e cura e os talentos de combate. A magia é tratada em uma seção (18 páginas) e além de adversários, equipamentos, experiência e renome, o livro traz uma aventura pronta Oferrings to the Great Winter.

Não sei se devido ao vício que me consome, mas achei este um ponto de partida fenomenal para narrar aventuras em Skyrim, mesmo que este sistema não seja percentual, como seria o mais indicado para facilitar certas conversões do jogo da Bethesda Games.

De qualquer forma, este é um RPG que me interessou muito e que vou explorar em futuros artigos e se eu fosse você, que gosta de histórias ambientadas nas terras nórdicas, daria uma olhada em Yggdrasill.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.