Olá caros RPGistas! O ForjaRPG está entrando também na brincadeira que iniciou no Pontos de Experiência e no RPGNews, para comemorar a semana internacional do livro. Eis as regras, de acordo com o Diogo Nogueira:

Como estamos na semana internacional do livro, resolvi propor um brincadeira para vocês que vi sendo feita algumas vezes entre blogueiros lá e fora. Basicamente fazemos uma lista com dez livros de RPG, entre todos que possuímos. Esses são os seus livros favoritos, aqueles que você levaria para qualquer lugar que fosse se mudar, se não tivesse como levar todos. E aí? Topam a brincadeira?

Atenção para as regras da lista:

  • Você deve possuir esses livros fisicamente, não vale PDF (se acontecer um cataclisma tecnológico, como você vai jogar com eles?) ou livros que você adoraria possuir;
  • Não precisa ser necessariamente um livro, pode ser um Boxed-Set (que acabe contendo mais de um livro), mas deve ser um único produto (ou seja, se por acaso você comprou um promoção que vieram vários livros juntos, mas, normalmente, eles são vendidos separados, não conta);
  • Podem ser livros nacionais ou importados, de qualquer sistema de regra, de qualquer tipo de ambientação, basta ser de RPG; A cada escolha, fazer uma breve explicação do porquê da mesma, bem simples e rápida.

Primeiramente, essa regra de não valer PDF é injusta! Eu só estou comprando RPGs em PDF ultimamente, minha leitura tem se focado quase que completamente no notebook – sou pobre, não tenho tablet como o Delibriand. Mas tudo bem, regras são regras. Vamos a lista!

1) Lamentations of the Flame Princess Grinding House Edition – Um fantástico retro-clone de D&D que me empolgou bastante nos últimos meses. Um RPG adulto que vale a pena ser lido, ainda que somente pelas dicas.

2) Dying Earth RPG – Um RPG excepcional, que provavelmente nunca vou jogar, baseado nos romances de Jack Vance.

3) D&D 4E Dungeon Master Guide 2 – Um excelente livro que, embora tenha sido escrito para o D&D 4E traz inúmeras técnicas que podem ser usadas em qualquer jogo.

4) Fiasco – Vou usar as mesmas palavras do Delibriand: Rápido, divertido, rasteiro, fácil, esse jogo é uma obra prima do Jason Morningstar e é perfeito para mostrar para quem nunca jogou RPG antes.

5) Vampiro a Idade das Trevas – Por uma questão de saudosismo. O livro marcou uma época na minha vida e ainda tem lugar na minha estante e vez por outra me pego lendo e recardando grandes aventuras narradas.

6) Rastro de Cthulhu – O primeiro RPG que me colocou em contato com a obra de H. P. Lovecraft e me ensinou muito a respeito de aventuras investigativas. Excepcional.

7) S/Lay w/Me – Primeiro RPG Indie que eu joguei, para duas pessoas, mas que me ensinou muito sobre RPGs narrativos. Sessões rápidas – as minhas não duraram mais do que 30 minutos – e com histórias fantásticas sendo criadas.

8) Dungeon World – A versão impressa que tenho foi a que fiz, mas ele logo logo estará pronto, não é? E ainda melhor, em português pela Secular Games. O jogo é um hack do Apocalypse World e apresenta uma mecânica dinâmica e inovadora para resolução de conflitos. A parte de criação de aventuras é muito bacana.

9) Guia dos Sete Mundos de Ohmtar  – Um cenário para campanhas de D&D 4ª Edição criado pelo Alexandre Sarmento. O detalhamento do mundo não deve para um Forgotten Realms da vida, guardada as as devidas proporções. Leitura fluida e milhares de ideias para aventuras.

10) The Dark Eye RPG – O RPG alemão que não deixou D&D tornar-se popular no país. Mecânicas interessantes de resolução de conflitos e hoje uma raridade. Ainda quero jogar este jogo!

E você, quais seriam os seus 10 livros de RPG que escolheria?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.