Semana Internacional do Livro – Seus 10 Livros de RPG – Versão doFranciolli

Publicado por

Olá caros RPGistas! O ForjaRPG está entrando também na brincadeira que iniciou no Pontos de Experiência e no RPGNews, para comemorar a semana internacional do livro. Eis as regras, de acordo com o Diogo Nogueira:

Como estamos na semana internacional do livro, resolvi propor um brincadeira para vocês que vi sendo feita algumas vezes entre blogueiros lá e fora. Basicamente fazemos uma lista com dez livros de RPG, entre todos que possuímos. Esses são os seus livros favoritos, aqueles que você levaria para qualquer lugar que fosse se mudar, se não tivesse como levar todos. E aí? Topam a brincadeira?

Atenção para as regras da lista:

  • Você deve possuir esses livros fisicamente, não vale PDF (se acontecer um cataclisma tecnológico, como você vai jogar com eles?) ou livros que você adoraria possuir;
  • Não precisa ser necessariamente um livro, pode ser um Boxed-Set (que acabe contendo mais de um livro), mas deve ser um único produto (ou seja, se por acaso você comprou um promoção que vieram vários livros juntos, mas, normalmente, eles são vendidos separados, não conta);
  • Podem ser livros nacionais ou importados, de qualquer sistema de regra, de qualquer tipo de ambientação, basta ser de RPG; A cada escolha, fazer uma breve explicação do porquê da mesma, bem simples e rápida.

Primeiramente, essa regra de não valer PDF é injusta! Eu só estou comprando RPGs em PDF ultimamente, minha leitura tem se focado quase que completamente no notebook – sou pobre, não tenho tablet como o Delibriand. Mas tudo bem, regras são regras. Vamos a lista!

1) Lamentations of the Flame Princess Grinding House Edition – Um fantástico retro-clone de D&D que me empolgou bastante nos últimos meses. Um RPG adulto que vale a pena ser lido, ainda que somente pelas dicas.

2) Dying Earth RPG – Um RPG excepcional, que provavelmente nunca vou jogar, baseado nos romances de Jack Vance.

3) D&D 4E Dungeon Master Guide 2 – Um excelente livro que, embora tenha sido escrito para o D&D 4E traz inúmeras técnicas que podem ser usadas em qualquer jogo.

4) Fiasco – Vou usar as mesmas palavras do Delibriand: Rápido, divertido, rasteiro, fácil, esse jogo é uma obra prima do Jason Morningstar e é perfeito para mostrar para quem nunca jogou RPG antes.

5) Vampiro a Idade das Trevas – Por uma questão de saudosismo. O livro marcou uma época na minha vida e ainda tem lugar na minha estante e vez por outra me pego lendo e recardando grandes aventuras narradas.

6) Rastro de Cthulhu – O primeiro RPG que me colocou em contato com a obra de H. P. Lovecraft e me ensinou muito a respeito de aventuras investigativas. Excepcional.

7) S/Lay w/Me – Primeiro RPG Indie que eu joguei, para duas pessoas, mas que me ensinou muito sobre RPGs narrativos. Sessões rápidas – as minhas não duraram mais do que 30 minutos – e com histórias fantásticas sendo criadas.

8) Dungeon World – A versão impressa que tenho foi a que fiz, mas ele logo logo estará pronto, não é? E ainda melhor, em português pela Secular Games. O jogo é um hack do Apocalypse World e apresenta uma mecânica dinâmica e inovadora para resolução de conflitos. A parte de criação de aventuras é muito bacana.

9) Guia dos Sete Mundos de Ohmtar  – Um cenário para campanhas de D&D 4ª Edição criado pelo Alexandre Sarmento. O detalhamento do mundo não deve para um Forgotten Realms da vida, guardada as as devidas proporções. Leitura fluida e milhares de ideias para aventuras.

10) The Dark Eye RPG – O RPG alemão que não deixou D&D tornar-se popular no país. Mecânicas interessantes de resolução de conflitos e hoje uma raridade. Ainda quero jogar este jogo!

E você, quais seriam os seus 10 livros de RPG que escolheria?

5 comentários

  1. Quando vi um livro da 4ed ali tomei um susto mas lembrei que são livros e não regras. kkkkkMinha lista dos 10 é:-Call of cthulhu – só por que é cthulhu nem precisa explicação.-AD&D – Die vecna die – mostrando que AD&D ainda tinha folego e capacidade de aventuras memoraveis.-Espirito do Seculo – -HackMaster – -Star wars SAGA – revisão de regras do d20 system (eu amo star wars).-DragonMech – bem ao estilo anime sem ser chato-SpellJammer – inserindo o espeço nos mundos medievais-Song of ice and Fire RPG – mostrando que jogos low magic podem ser muito bons-3:16 carnificina no espaço – pelo clima starcraft/tropas estelares de ser e ainda simples-Castelo Falkstein – acho que é assim, esse foi o primeiro RPG a ter um diferencial não usando dados que eu tive contato.

    Curtir

  2. gostei mesmo dessas postagens, vou dizer os meus:1- Mago a Cruzada dos Feiticeiros2- Forgotten Realms 3ª Edição -cenário de campanha3- Rastro de Cthulhu4- Fronteiras Prateadas – FR-3ª edição5- Cyberpunk 2020 6- Fiasco7- AD&D-The ruins of the Undermountain (meu sonho é ter a caixa)8- O espírito do século9- Savage Worlds10 -SIFRP-A Song of Ice and Fire Roleplaying – Esse vou comprar assim que a jambo lançar a versão Nacionalos dois ultimos da minha lista eu não tenho, mas irei adquirir em breve, já que a retropunk vai lançar o savage worlds por fianciamento coletivo ainda esse ano, e o outro esperar a tradução da Jambô

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s