Olá caros RPGistas! O ForjaRPG está entrando também na brincadeira que iniciou no Pontos de Experiência e no RPGNews, para comemorar a semana internacional do livro. Eis as regras, de acordo com o Diogo Nogueira:

Como estamos na semana internacional do livro, resolvi propor um brincadeira para vocês que vi sendo feita algumas vezes entre blogueiros lá e fora. Basicamente fazemos uma lista com dez livros de RPG, entre todos que possuímos. Esses são os seus livros favoritos, aqueles que você levaria para qualquer lugar que fosse se mudar, se não tivesse como levar todos. E aí? Topam a brincadeira?

Atenção para as regras da lista:

  • Você deve possuir esses livros fisicamente, não vale PDF (se acontecer um cataclisma tecnológico, como você vai jogar com eles?) ou livros que você adoraria possuir;
  • Não precisa ser necessariamente um livro, pode ser um Boxed-Set (que acabe contendo mais de um livro), mas deve ser um único produto (ou seja, se por acaso você comprou um promoção que vieram vários livros juntos, mas, normalmente, eles são vendidos separados, não conta);
  • Podem ser livros nacionais ou importados, de qualquer sistema de regra, de qualquer tipo de ambientação, basta ser de RPG; A cada escolha, fazer uma breve explicação do porquê da mesma, bem simples e rápida.

Primeiramente, essa regra de não valer PDF é injusta! Eu só estou comprando RPGs em PDF ultimamente, minha leitura tem se focado quase que completamente no tablet. Mas tudo bem, regras são regras. Vamos a lista!

1) Mouse Guard RPG Boxed Set – O primeiro lugar não seria diferente! O RPG que me fez voltar ao hobby e ver que ainda é possível se divertir muito nele. Além de ter ratinhos com espadas – tem como ficar melhor?

2) Burning Wheel – Esse segundo lugar também é óbvio. Como todo mundo sabe, ele é o meu RPG favorito, e seria uma escolha óbvia para levar em uma mudança. Com regras bem detalhadas para se jogar qualquer tipo de fantasia medieval (ou mesmo sem fantasia, dá para fazer um cenário histórico) ele é versátil, além de criar situações de jogo extremamente divertidas.

3) Adventure Burner – O livro de “conselho para mestres” do Burning Wheel também é minha escolha para levar. Eu já devo ter lido o livro inteiro pelo menos duas vezes, mas a cada vez que pego eu descubro coisas e fascinantes sobre o sistema e também dicas valiosas que servem para qualquer RPG.

4) Fiasco – Rápido, divertido, rasteiro, fácil, esse jogo é uma obra prima do Jason Morningstar e é perfeito para mostrar para quem nunca jogou RPG antes.

5) King Arthur Pendragon 5.1 – Sim, eu tenho esse tesouro em livro físico! Mas eu comprei o PDF, imprimi e mandei encadernar em capa dura. Não existe nenhum outro RPG que consiga passar a sensação de se jogar com um cavaleiro da távola redonda como o Pendragon, e ele também é uma escolha óbvia.

6) The Dresden Files Roleplaying Game: Volume One: Your Story – O FATE é um dos meus sistemas preferidos, e o Dresden Files é sua encarnação mais recente, evoluída e polida, além de ser um tomo gigantesco e absolutamente lindo.

7) Apocalypse World – Pra mim esse é um dos designs mais geniais de RPG que já foram criados. Com um sistema brilhantemente simples e que exige que você se foque na ficção do jogo (o famigerado espaço imaginário compartilhado) para que qualquer tipo de mecânica seja relevante, eu levaria o sistema nem que seja para criar o meu próprio hack.

8) Dogs in the Vineyard – Mais um do Vincent Baker, seu sistema de dados inspirado em poker e sua ambientação particular fazem desse jogo um clássico do RPG indie e um dos livros favoritos da coleção.

9) Dungeons & Dragons Basic Set (Tom Moldvay) – Esse eu não tenho em versão física, mas eu adoraria ter e isso é permitido pelas regras :). Tinha que ter um D&D na lista, e a minha escolha é a versão mais simples e direto ao ponto que já foi criada. Focado completamente em exploração e adquirir tesouros, seu texto é bem simples e continua sendo um clássico mesmo mais de 30 anos depois.

Infelizmente eu entendi as regras do “jogo” errado, como o Diogo informou nos comentários. Dessa forma, substituo o D&D do Moldvay por este:

9) Este Corpo Mortal – Este pequeno jogo publicado pela RetroPunk me surpreendeu muito em sua proposta: ser um jogo com mestre onde se distribuir a autoridade de criação da história e elementos do cenário entre todos os jogadores, através de mecânicas simples e sem utilizar nenhuma sorte para a resolução de conflitos. Entra na lista apenas enquanto o Dungeon World não é publicado pela Secular Games.

10) Burning Empires – Mais um jogo do Luke Crane, esse entrou na lista simplesmente pelo meu desejo de quem sabe um dia rolar uma campanha dele. Ainda mais complexo que o Burning Wheel, ele é sua versão em sci-fi mas que mistura elementos estratégicos de board game em seu design, e coloca os jogadores em oposição direta ao mestre, que está tentando completar uma invasão alienígena no planeta.

E você, quais seriam os seus 10 livros de RPG que escolheria?

Compartilhe:
Escrito por Pedro Leone
Stay a while and listen!