Quem me segue pelo twitter já deve ter me visto comentando sobre o Same Page Tool, um questionário que você deve discutir e responder junto com o seu grupo para evitar problemas de expectativas com seus jogadores. Acontece que o questionário foi atualizado recentemente para conter mais três perguntas, e agora mesmo se você já leu o questionário antes, vale revisitar.

The Same Page Tool

O propósito dele não é cada um preencher separado e comparar as respostas: leia cada pergunta em voz alta para o grupo e discutam. Eu fiz isso com o meu grupo antes de começar a campanha de Burning Wheel e foi extremamente esclarecedor. Ele não serve apenas para alinhar as três agendas criativas (Gamismo, Narrativismo e Simulacionismo), ele possui perguntas sobre o nível de contrato social e técnicas que são aceitáveis de se utilizar durante o jogo.

O autor do questionário não permite reprodução de seus textos nem a tradução – se ele permitisse, com certeza seria a primeira coisa que eu teria publicado aqui no ForjaRPG. Eu respeito a opinião do autor (o texto é dele, afinal) e mais uma vez recomendo: leiam, discutam e respondam em conjunto o questionário.

Compartilhe:
Escrito por Pedro Leone
Stay a while and listen!