Tudo começa com uma fagulha. E dessa vez, foram várias.

Depois de hesitar, repensar e finalmente tomar a decisão, é com muito orgulho e um certo frio na barriga que anuncio que irei participar da Semana do Autor do RPGenesis 2012, onde irei desenvolver um RPG novo completo com no mínimo 5 mil palavras nos 7 dias do evento.

Para quem não conhece o RPGenesis, ele é um evento internacional de criação e desenvolvimento de jogos de RPG, organizado pelo Ricardo Tavares do Jogador Sonhador. Não há prêmios, não há críticos, há apenas o poder da comunidade para motivar e ajudar uns aos outros. Não deixe de ler o release inteiro do RPGenesis lá no Garagem RPG.

Fagulhas

A conversa inicial de game design que me inspirou a criar um jogo ocorreu no Botequim dos Jogos, episódio 2, mas apenas por trás das câmeras. Logo após a conversa, compartilhei um excelente texto sobre design de RPG com o Júlio, Fernando e Franciolli que me deixou ainda mais empolgado para tentar a mão em desenhar um sistema. Tinha tomado então a decisão de que iria me preparar para participar do RPGenesis ou do concurso Faça Você Mesmo da Secular apenas no ano que vem.

O problema é que as idéias não pararam por aí. Eu já havia sentido a necessidade de buscar um sistema de RPG mais simples do que o Burning Wheel para o meu grupo. Por mais que seja meu sistema preferido, ele não funciona tão bem quando os jogadores não se interessam tanto por regras e crunch. O Mouse Guard é excelente nessa proposta, mas ele é um design muito mais fechado e difícil de hackear para utilizar com outro propósito, mas não deixei de pensar como seria interessante fazer um RPG que utilize os conflitos do Mouse Guard para algo mais genérico, como o Burning Wheel faz.

Recentemente, comecei a conversar com o Daniel Ramos e outras pessoas sobre os Flags, e na minha pesquisa sobre o assunto encontrei outros textos absurdamente esclarecedores e que senti na hora que deveriam fazer parte de um possível RPG que eu fosse fazer no futuro. Estes textos mencionam um certo sistema que eu já tinha lido antes, mas que não tinha chamado muito a minha atenção, chamado The Shadow of Yesterday. Resolvi dar uma lida nesse sistema durante a viagem de volta para casa ontem, e fiquei impressionado com a elegância e facilidade do sistema. Mas foi a regra específica de conflitos, que tem o nome curioso de Bringing Down the Pain, que explodiu meu cérebro: estavam ali todas as peças faltantes para desenvolver uma forma de conflito genérico baseado no Mouse Guard!

E por fim ontem a noite resolvi que eu iria participar dessa edição do RPGenesis, para tentar desenvolver esse sistema que seria baseado em idéias do Burning Wheel, Mouse Guard, FATE, Sorcerer e The Shadow of Yesterday. Afinal, para que esperar um ano, se pode ser feito agora? 🙂

Eu não sei se vai ficar bom ou não, também não sei nem se o sistema vai ser de fato funcional, ou se vai servir apenas para jogar fora no final. Mas só vou descobrir isso no último dia da Semana do Autor.

Assim que começar a semana do autor, irei postar aqui mais detalhes do sistema que irei desenvolver. Boa sorte para todos, e que se inicie a jornada!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.