E isso aqui saiu do último playtest do D&D Next:

You don’t actually have to set the DC before the player rolls the check… Your players will never know.

Primeiramente, pra que ter sistema, se você pode simplesmente pedir para os jogadores rolarem os dados e dizer se eles pasaram ou não simplesmente por “feeling”? Se tirou alto no dado, ele passou. Se tirou baixo, falhou. É tão simples! Pra que se dar ao trabalho de colocar tabela de dificuldade desse jeito?

E por outro lado, isso vai tão completamente contra as filosofias de RPGs modernos que isso me deixou completamente decepcionado. Todo aquele papo de intenção e tarefa, de confiança entre mestre e o jogador, de deixar claro a dificuldade do teste e o que vai acontecer em caso de fracasso antes de rolar os dados, tudo isso foi completamente jogado fora e ignorado em prol de uma experiência “mais fácil para o mestre” e “focada na interpretação”.

Decepção define bem o que esse time de design da WotC está fazendo ultimamente.

EDIT: Muita gente falou pra mim que isso foi para agradar o pessoal que gosta de Old School, que é besteira esperar inovações do D&D. Pois bem, para que fique claro:

Eu sou fã do D&D Oldschool, e achei essa regra o pior lixo que já li em um livro D&D nos últimos anos. Isso não é voltar às origens, é colocar uma venda nos jogadores e depois dizer “Olhe só que divertido, você está indo para lugares nunca antes explorados!”

Compartilhe:
Escrito por Pedro Leone
Stay a while and listen!