Recentemente consegui começar finalmente um jogo de Burning Wheel. Segui a receita do Adventure Burner a risca – criação de cenário, situação e personagens em grupo, todos criaram personagens profundos, beliefs e instincs interessantes e todo mundo ficou empolgadíssimo para jogar.

E nós conseguimos jogar, embora por pouquíssimo tempo devido a ter gasto todo o restante do tempo terminando os personagens. Comecei o jogo de fato com uma cena que eu estava na cabeça e que envolveria todos os personagens ao mesmo tempo na situação inicial que todos ajudaram a criar. Tudo parecia ótimo….

… Até que eu travei. Eu tinha planejado apenas aquela cena inicial, nao tinha mais nada na minha cabeça. Não tinha motivações, npcs, consequências, nada. Simplesmente um branco enorme, que me fez encerrar a sessão depois de apenas uma hora de jogo.

Todos gostaram, se interessaram muito pelo jogo e me pedem até agora para continuar, mas a verdade é que eu fui dominado pelo meu próprio fracasso. Afinal, em todo lugar eu tinha lido que eu nao precisava planejar a historia, que tudo ficaria a cargo dos jogadores… Mas pra mim isso foi um desastre. Rapidamente fiquei sem saber como conduzir esse jogo e admiti a derrota, encerramdo a sessão.

Mas afinal, o que deu errado? Passei algumas semanas tentando pensar em uma saída para o dilema que não fugisse do estilo “narrativo” , onde os jogadores é que criariam a história… Mas não consegui chegar a uma conclusão. E isso começou a me torturar, pois eu pentelhei todo mundo até que eles aceitassem jogar o Burning Wheel, eu li o livro várias vezes, gastei uma quantidade de tempo enorme lendo fóruns e listas de e-mail sobre o assunto, apenas para desistir quando o jogo enfim aconteceu.

Isso me desanimou profundamente com RPG. Eu sei que não foi culpa do sistema, e sim culpa minha. Mas afinal, como corrigir isso e voltar a jogar e a me empolgar?

E eis que eu consegui entender que um jogo no estilo “story now”, de narrativa compartilhada e sem história pré-definida não significa que não deve ser feita nenhuma preparação. Ela ainda existe, no entanto o que você vai preparar é bem diferente do que é feito em um RPG mais tradicional. A maior diferença é que você não deve planejar a conclusão da história – isso deve vir organicamente do jogo. Mas você ainda precisa planejar – fazer prep – da situação inicial, NPCs, relacionamentos, e de como envolver os jogadores e as crenças de seus personagens no jogo. E foi isso que eu não fiz e quase destruí completamente o jogo.

A campanha ainda pode não dar certo por uma enorme variedade de motivos, como o pessoal não se adaptando sistema, jogadores que não conseguem comparecer, falta de interesse dos jogadores, mas eu não vou deixar ela acabar por minha falta de preparação. Nas próximas semanas irei ler o máximo que eu conseguir de como fazer uma preparação efetiva para um jogo narrativo, na esperança de conseguir fazer a próxima sessão de Burning Wheel um sucesso.

Compartilhe:
Escrito por Pedro Leone
Stay a while and listen!