Baseando-me no sucesso de Diablo III e já a alguns meses instigado pelo ainda em produção, mas excelente, Dungeon World, narrei ontem uma aventura para quatro jogadores: Alexsandro (terceira experiência com o Dungeon World) e os novatos Aroldo, Jonas e Jackson.

Durante a tarde, reservei vinte minutos para preencher as fichas dos personagens que estariam disponíveis, decidindo que apenas humanos seriam permitidos. Quando chegaram, os jogadores escolheram os seguintes personagens:

  • Brianne a Guerreira (Jonas);
  • Hadriam o Paladino (Jackson);
  • Charlotte a Barda (Aroldo);
  • Brandon o Ranger (Alexsandro).

Optei por gerar as fichas dos personagens rapidamente e decidi usar a essência dos moves, ou seja, o jogador não precisaria consultar a ficha com frequencia, principalmente porque nenhum dos jogadores sabe sequer o verbo to be.

Então, vamos a ação!

DUNGEON DIABLO III

Os personagens avistam uma estrela caindo na região de Nova Tristram e cada um com sua motivação, decidem partir e investigar. Antes de chegar a cidade ouvem rumores de que os mortos estão caminhando pela região e que a estrela pode ter sido a causa disso.

Juntos, aproximam-se de Nova Tristram e são atacados por zumbis, que rapidamente sobrepujam o grupo em número, forçando-os a correr e procurar abrigo na vila.

Quando chegam a cidade são levados ao capitão da guarda, um homem chamado Ogden que encontra-se na taverna tentando, a todo custo, dissuadir Leah, sobrevivente da queda da estrela e sobrinha de Deckard Cain, a não sair da vila em busca de seu tio, desaparecido ou morto durante a queda da estrela na Catedral.

Assim que entram o grupo é notado e Leah rapidamente se volta para eles na tentativa de ajudá-la, oferecendo 100 moedas de prata pela ajuda. Os aventureiros tentam negociar, mas acabam convencidos que ela não tem mais do que isso a oferecer e que está muito abalada pelo desaparecimento (ou morte) do tio.

O grupo sai do vilarejo em direção a Catedral e conseguem desviar-se dos grupos de mortos-vivos que cercavam o local com a ajuda da águia do ranger, que sobrevoando o descampado os ajuda a chegar em segurança ao destino.

Chegando ao local, Leah desce por uma corda e descobre que existem pelo menos dois níveis abaixo, sobre as quais a Catedral fora construída. Suas esperanças residem em seu tio estar lá em baixo e assim que desce, resolvem explorar o piso imediatamente inferior a Catedral. Caminhando por um corredor eles deparam-se com um pedestal e um imenso livro, que narra a história de Rei Leoric, que mais tarde ficou conhecido como Rei Esqueleto.

Explorando um pouco mais ouvem um pedido de socorro e Leah imediatamente sai em disparada pelos corredores escuros, chegando numa área semi-colapsada onde vê seu tio sendo perseguido por três esqueletos. O Ranger consegue acertar uma pedra na direção dos esqueletos, dando tempo para Deckard Cain afastar-se deles e caminhar em direção a uma porta. Enquanto isso, os demais tentam pular uma fenda no chão, mas somente Leah consegue e vai em direção ao tio, que já abre uma porta e começa a entrar.

Brianna tenta ajudar Charlotte a pular a fenda, mas o piso cede e as duas caem no piso inferior, ferindo-se mas com pouca gravidade. De lá, elas conseguem avistar um grande trono e um imenso esqueleto sentado, ao lado de uma gigantesca maça e uma coroa pendendo de sua cabeça descarnada, com muitas moedas de ouro espalhadas pela sala.

Na parte de cima Leah e Deckard Cain são perseguidos pelos esqueletos e um deles ainda consegue puxar os cabelos de Leah, mas são atingidos por uma terrível onda de choque que os empurra e os destrói, deixando que os dois fujam, enquanto Brandon e Hadrian ajudam ajudam Brianna e Charlotte a subirem, mas já do outro lado da sala e logo em seguida seguem na direção que Deckard Cain e Leah foram.

O grupo segue por uma escadaria e no final deparam-se com Leah e Deckard Cain próximos da cratera da estrela e nela jaz um homem desacordado. Quando o paladino aproxima-se, faz uma oração em busca de saber se aquele indivíduo possui algo maligno, mas a sensação é exatamente a oposta. Brianne pega o homem e coloca-o nas costas bem a tempo de ver que vários esqueletos estão aproximando-se, fazendo mesmo percurso que eles fizeram.

Deckard Cain os leva por uma série de corredores e passagens secretas que levam até o cemitério por trás da Catedral, saindo numa tumba falsa sobre a qual repousa uma pesada tampa de pedra, removida e recolocada no local pelos aventureiros, bem a tempo de impedir a passagem dos esqueletos.

Quando preparam-se para fugir em direção a Nova Tristram, uma figura fantasmagórica surge do chão, materializando-se como o Rei Esqueleto, ou Rei Leoric como já foi chamado um dia.

O Rei Esqueleto não permitiria que os aventureiros saíssem da Catedral com tanta facilidade e desejava transformá-los em seus súditos, na morte é claro!

Atacando os aventureiros, ele conseguiu pouco êxito e foi vencido pelo grupo após vários golpes bem sucedidos dos aventureiros, que levaram com eles a coroa e a maça do rei caído.

CONSIDERAÇÕES

A aventura desenrolou-se num ritmo muito bom, atrapalhado apenas pelo adiantado da hora, o que me forçou a não usar o Rei Esqueleto como eu realmente gostaria de ter usado, fazendo-o levantar vários mortos ao redor e dificultando ainda mais a vida dos aventureiros, mas isso não me frustrou, pois a ideia principal era apresentar o jogo e dar uma palhinha “com muitas adaptações” de Diablo III para os jogadores, coisa que acredito, consegui fazer bem.

O sistema ainda me deixa com algumas dúvidas, mas isso com certeza deve-se ao fato de eu não ter relido as seções que eu mais utilizaria na aventura, devido a minha falta de tempo, mas que é parte essencial para narrar uma aventura bacana.

O ponto forte de Dungeon World continua sendo o fato de você não precisar consultar muita coisa durante a sessão. O que você precisa, os movimentos básicos, ou estão na ficha dos personagens ou estão na ficha de movimentos básicos, simples assim.

Grande abraço e até a próxima.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.