Que D&D 4E virou um jogo de tabuleiro, ninguém duvida, embora alguns contestam, mas ainda é meu jogo de tabuleiro narrativo preferido, principalmente pelos novos elementos introduzidos. O jogo focou, alguns acreditam que exaustivamente, no elemento estratégico, esquecendo do elemento narrativo, mas isso são outros quinhentos.

Exatamente por ter este elemento estratégico tão acentuado achei pertinente discutir elementos estratégicos, em todos os sentidos, partindo da construção dos personagens até jogando uma campanha.

Hoje vou começar a falar sobre a construção do personagem.

Construindo personagens para D&D 4E

Alguns jogadores curtam o momento de criar personagens, outros nem tanto, mas criar um personagem é criar o esqueleto sob o qual ele se desenvolverá. O histórico do personagem e as aventuras que cada um deles viverá será os músculos, tecidos e sangue do personagem, e a forma de interpretá-lo lhe fornecerá a alma ou anima se você preferir.

Alguns jogadores gostam de pesquisar nomes e criar históricos elaborados enquanto outros preferem os aspectos mecânicos da criação do personagem, focando nos aspectos estratégicos.

Estratégia não é o único elemento importante de D&D 4E.

A maior parte de nós – sendo bem otimista – fica entre os dois extremos, preferindo personagens com históricos bem desenvolvidos e aspectos mecânicos equilibrados, mas como atingir esse objetivo?

Iniciando pela criação de personagens de primeiro nível, alguns aspectos são muito relevantes e tratarei deles nos próximos artigos. São eles:

  • Conheça a campanha;
  • Caracterização do personagem;
  • Fundamentos da construção do personagem;
  • Passando de nível;
  • Opções avançadas.

Para quem tem, já leu e gostou (não gostou) do Player’s Strategy Guide, esta série de artigos não é pra você, a menos que queira relatar experiências – elas serão muito, muito bem-vindas.

Além dos aspectos mecânicos, vou sempre tentar focar nos aspectos históricos e interpretativos, sempre com a ajuda dos amigos internautas.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.