Outro dia acompanhei uma discussão no Facebook sobre qual o melhor sistema para começar a mestrar e vi muitas respostas, mas nenhuma delas, se eu fosse a pessoa perguntando, me satisfaria.

Pensei um pouco sobre o assunto e acredito que ao responder estas três perguntas é possível nortear a resposta sobre qual o melhor sistema para um mestre iniciante começar jogar.

Afunilar opções é a melhor forma de encontrar o melhor sistema!

1. O idioma é uma barreira?

Eu havia considerado esta pergunta como a segunda mais pertinente, mas me corrijo, colocando-a em primeiro lugar, afinal, é a partir daqui que todo um universo pode se abrir ou fechar para o jogador.

Embora muitos bons RPGs estejam sendo traduzidos e até mesmo produzidos em português, nem todos os bons títulos estão disponíveis em nosso idioma e o acesso a alguns livros acaba se tornando difícil em função da barreira idiomática, uma vez que compra-los hoje em dia é muito mais fácil que fazê-lo na década de 90 do século passado.

Para os RPGs traduzidos, nem sempre (quase nunca) toda a linha de produtos é traduzida e embora os livros básicos [aqueles com as regras] estejam em português, os suplementos acabam sendo acessíveis apenas para quem tem conhecimento na língua inglesa.

2. Que tipo de aventura você gostaria de viver?

Após responder a primeira pergunta, passamos para o(s) tipo(s) de aventura(s) que você (seu grupo) gostaria de vivenciar. Estórias de detetives (como no seriado CSI), super-heróis (como no seriado Heroes), medieval (como no seriado Merlin ou inspirados em filmes como O Senhor dos Anéis), horror (como no seriado The Walkind Dead), suspense (como o filme A Ilha do Medo), comédia (como no seriado The Big Bang Theory) e/ou qualquer outro gênero que você possa imaginar.

Essa resposta afunila ainda mais as opções e nos deixa mais próximos de responder sua pergunta.

3. Você prefere um sistema com regras complexas ou algo mais livre?

Algumas pessoas preferem sistemas de regras mais completos, com regras cobrindo a maioria das situações possíveis do jogo, onde dificilmente haveria margens para discussões quando da aplicação destas. RPGs com sistemas de regras mais elaborados costumam ser mais volumosos, com grande ênfase no detalhamento das regras. Estes sistemas podem assustar jogadores iniciantes, mas não são impedimentos.

Outras pessoas, por sua vez, preferem sistemas mais livres, com poucas regras. Por serem menos volumosos, estes RPGs permitem que o jogador leia e comece a jogar mais rapidamente, mas pode deixar o mestre desconfortável quando uma situação for difícil de ser julgada, mesmo todos sabendo que o mestre tem a palavra final.

Se você perguntar a 10 mestres qual o sistema ideal para começar a jogar, os 10 provavelmente lhes fornecerá uma resposta diferente, baseando-se em seus próprios gostos, e pior, ainda lhe dirão que o sistema X não presta e que só é RPG o sistema Y.

Não caia nesta armadilha! Julgue por você mesmo. Se persistir a dúvida, participe de encontros de RPG em sua cidade e experimente alguns RPGs antes de começar a mestrar. As experiências pessoais nortearão melhor a sua decisão.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.