O combate pode ser uma das partes mais divertidas de Dungeons & Dragons, mas também pode tomar uma grande quantidade de tempo. Algumas pessoas podem se chatear com um combate que dure uma hora, enquanto outros exultam um combate de quatro horas. O importante é que algumas vezes os combates podem durar mais que o desejado.

Na minha campanha de D&D 4E, normalmente uma seção de jogo era dedicada quase que exclusivamente a combates táticos, que duravam em média três horas. Durante muito tempo isso não incomodou, mas aí…

Esse problema é recorrente e na blogosfera existem inúmeros artigos – alguns traduzidos aqui – que falam desse problema – embora alguns não o encarem desta forma – e apresentam alternativas para resolvê-lo.

O pessoal da Wizards of the Coast parece ter percebido isso também e numa matéria que saiu em maio na Dragon, Matt Sernett apresenta algumas alternativas para o problema testadas em sua mesa de jogo.

Interpretação

Isso mesmo! Interpretar para acelerar o combate, mas como isso funciona?

Uma coisa que muitos mestres esquecem, é que os monstros não precisam lutar até o último suspiro. Eles podem tentar fugir se ficarem em menor número, podem lutar somente até sangrarem, qualquer coisa, mas não precisam lutar até o final, e a decisão de até quando lutar caberá ao mestre! Use o bom senso.

Dobrar o dano causado pelos personagens

Particularmente eu não acredito que este seja uma boa solução para o problema dos combates lentos, afinal, poder-se-ia reduzir os pontos de vida dos monstros pela metade e o efeito desejado seria praticamente o mesmo! De qualquer forma, é uma alternativa.

O maior problema que eu vejo é que os combates ficarão muito mais fáceis para os personagens, pois QUALQUER dano que ele causar será dobrado.

Dobrar o dano causado por todos

Com certeza isso deixaria o combate muito mais rápido, principalmente se o mestre estiver particularmente conectado com os dados! O mesmo vale para os jogadores!

Dano médio

Uma solução interessante já usada em muitas mesas brasileiras, mas a questão é: funciona? Sim, mas será que o nível no qual esta alternativa funciona, a pequena quantidade de tempo na qual o combate é reduzido vale a pena NÃO JOGAR OS DADOS?

Menos monstros

Mandar menos monstros contra os personagens é uma forma de reduzir o tempo de combate. A grande redução de tempo provém da quantidade menor de informações que o mestre e os jogadores terão para administrar.

Escolhas simples dos jogadores

Sabe aquela quantidade enorme de itens mágicos, com poderes diários, que força os jogadores a ler e reler na ficha quando uma situação se apresenta? Eles não sabem o que fazer com tudo aquilo e pior, com tantas opções, as escolhas demoram a ser feitas e os combates acabam durante muito mais.

Mantenha o combate excitante

Nem sempre vale a pena tentar reduzir o tempo de combate SE o seu grupo gosta do aspecto estratégico do combate na 4E. Se você está se divertindo, ótimo! A saída pode ser justamente o contrário, aumentar o tempo do combate, mas como fazer isso e deixar todos felizes? Envie ondas de monstros, coloque muitos lacaios no cenário para que os personagens lidem com ele, mas os mantenha afastados para que não sejam destruídos com um único ataque de área.

Experiência pessoal

Na tentativa vã de reduzir o tempo de combate em minha mesa, utilizei durante algumas seções dano dobrado para o acerto crítico. Os personagens causavam o dano total do ataque e jogavam o dano novamente. Durante um tempo funcionou, mas logo percebi que essa não era a saída e abandonei a ideia, abraçando de vez todos os preceitos de D&D 4E.

O combate em D&D 4E foi idealizado para ser demorado, pois envolve estratégia.

Abrace a realidade e seja feliz, ou simplesmente mude para outro sistema – quem sabe o Old Dragon?

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Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.