Eu tive o prazer de, alguns meses atrás, em um dos eventos promovidos pelo Trampolim da Aventura em Natal/RN, ser apresentado ao Lamentations of the Flame Princess – Weird Fantasy Role-Playing (LotFP para encurtar), um retroclone de D&D escrito por James Edward Raggi IV. Este foi o primeiro retroclone de D&D com o qual tive contato em todos os meus quase 16 anos de rpgista.

Como no clássico D&D os personagens possuem os seis atributos básicos: Carisma, Constituição, Destreza, Força, Inteligência e Sabedoria (isso mesmo, em ordem alfabética).

Nas últimas edições de D&D, os modificadores dos atributos começaram a ser usados para ajudar na resolução de situações que normalmente não poderiam ser resolvidas com uma jogada de dados. O narrador projeta um desafio mental (quebra-cabeças) para os personagens e os jogadores jogam misticamente os dados. Se obtiverem um valor relativamente alto, voilá, mistério resolvido, todos passam e pronto. Diversão garantida (ou não!).

Old School é bom!

A idéia do LotFP, e acredito de outros retroclones, é fazer com que muito da diversão do jogo não esteja intimamente ligada a jogada de dados, e infelizmente, este é um vício difícil de ser removido da mesa de jogo, pois gera uma comodidade mórbida.

Fiz uma tradução livre da descrição dos atributos Carisma, Inteligência e Sabedoria para que entendam o que estou falando:

Carisma: é uma medida da atitude do personagem para a liderança e o respeito que outros depositam em sua autoridade. Não é uma medida do encanto da personalidade do personagem (o jogador deve descrever a personalidade do personagem), nem uma medida de sua beleza. O modificador de Carisma afeta a habilidade do personagem em contratar empregados e a lealdade destes empregados.

Inteligência: é uma medida dos conhecimentos do personagem anteriores ao início do jogo. A Inteligência não mede a memória ou a habilidade de resolver quebra-cabeças; é a sagacidade do jogador que deve ser usada nestas situações.

Sabedoria: é uma medida da conexão do personagem com o grande universo, e a força de espírito do personagem. A Sabedoria não afeta a habilidade do personagem de tomar decisões acertadas ou julgar situações; é o próprio julgamento do jogador que deve ser utilizado nestas situações.

Nestes jogos, um quebra-cabeça não pode ser resolvido com uma jogada de atributo ou com um desafio de perícias. No máximo, as jogadas desta natureza poderiam fornecer pistas para que o desafio fosse sobrepujado, mas não por elas solucionado. Cabe ao jogador concentrar-se, juntar as peças que possui e então sobrelevar-se ao desafio.

Não deixe os modificadores de atributos brilharem mais que a capacidade dos jogadores e faça um favor a seus jogadores, incentive a criatividade real e não uma pseudocriatividade onde os personagens em sua mesa resolvem todos os problemas com jogadas de dados, valendo-se em seus grandes modificadores de atributo.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.