Os finais de semana são dedicados, normalmente, ao ócio criativo, o que envolve uma boa dose de leitura, incluindo RPGs Indie – que diga-se de passagem estão bombando e sendo responsáveis pela Era de Platina do RPG brasileiro – nunca antes na nossa história, tantos RPGs foram lançados e nunca tivemos tanto grupos, ainda que reclusos, jogando.

A Era de Ouro já passou, e ela não foi tão boa quanto a de Platina que é pelo menos 5x mais valiosa.

Mas vamos deixar essa estória de ERAS pra lá e focar na proposta de hoje.

Estou com três RPGs em mãos e gostaria de fazer uma mistura, ou pelo menos identificar elementos que eu possa misturar e fazer uma verdadeira salada RPGística, são eles: Wicked Heroes, S/Lay w/Me e D&D 4ª Edição (o melhor jogo de tabuleiro de todos os tempos).

A ideia é discutir algumas ideias e ver como e se elas funcionam, sendo que a premissa é utilizar estes elementos na 2ª Temporada de minha campanha de D&D 4E que começará com os personagens no 10º nível.

Das ideias para D&D

1. A resolução de problemas poderia seguir a premissa – passou na dificuldade do teste, narre a cena, falhou, o narrador narra.

2. Quando os personagens narrarem uma cena com muito detalhada (contribuindo para o andamento da sessão e dentro dos limites do bom senso) ele poderia escolher 10 no teste, a menos que fosse numa jogada de ataque.

3. Algumas sessões poderiam ser realizadas com os jogadores decidindo o que fazer, como fazer, qual caminho tomar, quais os possíveis desafios e deixando que o mestre/narrador se encarrega-se de preencher as lacunas, desenvolvendo os cenários que os jogadores lhe ofereceram para jogar.

4. Os jogadores poderiam atribuir motivações a seus personagens. Agir em relação as motivações adicionariam bônus as jogadas.

5. Os jogadores poderiam atribuir um defeito a seus personagens. Quando uma situação onde o defeito se manifestasse, o personagem deveria agir de acordo ou teria algumas penalidades em suas jogadas por tentar evitá-las.

Essas são só algumas idéias que eu acharia interessante discutir com os leitores. O que acham? Vocês também fazem algum tipo de mistura com seus sistemas de RPG? O que os jogadores acham? O que você como mestre acha?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.