Olhando as matérias que acompanho pelo Google Reader, me deparei com um review do mais novo cenário de campanha – ou seria região detalhada dentro do cenário de campanha de Forgotten Realms? – publicado pela Wizards of the Coast, o fantástico Neverwinter.

Digo fantástico por ter lido o primeiro volume do romance Gauntlgrym, de R. A. Salvatore, narrando a destruição da cidade pelo vulcão – na verdade um primordial do fogo, fato que se dá em meio a uma luta entre poderosas facções que tentam dominar a região, seja destruindo-a completamente ou dominando-os pela força e uma terceira facção que quer vê-la prosperar.

Capítulo 1 – Jewel of the North

O primeiro capítulo, com apenas nove páginas, descreve os arredores de Neverwinter e uma parte da região norte, incluindo um pouco da história e dicas para jogar na região. Não há um avanço na linha de tempo e Neverwinter inicia-se no mesmo ano do cenário de campanha de Forgotten Realms (1479).

Neverwinter é apresentada como uma cidade em ruínas, devastada pela Spellplague e pela explosão de um vulcão (evento narrado em Gauntlgrym que culmina com a morte de Bruenor Batlehammer).

Capítulo 2 – Character Options

Neste capítulo são introduzidos temas, que se apareceram primeiramente no Dark Sun Cenário de Campanha, e foram incorporados aos elementos “descritivos” do D&D 4ª edição (muito bem-vindos eu diria). O livro traz 13 temas exclusivos para o cenário, mas que podem ser adaptados com pouco esforço para outros cenários.

Também são detalhados neste capítulo diferentes tipos de elfos (Moon, Wild e Wood) e anões (Gold e Shield). Essas sub-raças permitem que o jogador substitua traços raciais por algum novo benefício, como os Anões do Escudo (Shiel Dwarf’s) que ganham +5 vs Dano Psíquico. Todas as sub-raças são detalhadas com dicas de interpretação.

Capítulo 3 – Facções e Inimigos

Neste capítulo são apresentados 33 blocos de estatísticas de monstros, listas com monstros apropriados para determinadas facções e é claro as facções que buscam controlar a região – os vultos e o próprio Szass Tam de Thay querem controlar aquela região (pelo menos em Gauntglgrym querem)!

Capítulo 4 – Gazeteer

Este é o capítulo mais extenso do livro, descrevendo localidades e personalidades e como envolver os personagens de acordo com seus temas.

* * * * * * * * * * * * * * *

O livro parece interessante e com certeza gostaria de adquiri-lo, principalmente pelo excelente trabalho de captar a minha atenção feita pelo romance Gauntlgrym que recomendo enormemente a leitura.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.