Neste RPG de apenas 19 páginas, 15 das quais realmente falam sobre o jogo, consegui me deparar com um fantástico mundo de possibilidades – algo bem comum nos trabalhos de John Wick.

Por tratar-se de um RPG de super-heróis, minha primeira impressão, antes de ler o livro, é que ele simularia perfeitamente uma aventura/campanha de Heroes e logo na primeira página John revela que a ideia surgiu de uma pergunta de seu amigo Jessie Foster fez sobre “qual sistema ele utilizaria para aventuras de supers” e então ele desenvolveu o jogo.

Para preencher a ficha do personagem, o jogador deve responder as seguintes perguntas:

  • Quem sou eu?
  • Quando eu despertei?
  • Qual a minha benção?
  • Qual a minha maldição?
  • Quais as minhas motivações?

Um personagem desperta quando entra em contato com outro Filho do Espelho e é determinado pelo jogador. Já a benção e a maldição são determinadas pelo uso de cartas, que são removidas do deck, de forma que dois personagens não tenham a mesma benção ou maldição. Para terminar esta parte, o jogador deve escolher uma palavra ou frase para expressar o que mais o motiva.

Após tudo isso escolhido/determinado, o jogador deverá alocar 12 pontos em motivações, não podendo alocar mais de 5 pontos em uma única motivação. Essas motivações podem ser utilizadas em determinadas situações, como falarei mais abaixo.

O sistema de jogo é bem simples: se um personagem evocar uma Benção ele narra as consequências de sua ação, a menos que um risco esteja envolvido ou a ação altere de forma dramática o enredo da estória.

Quando a situação envolver um risco o jogador puxa uma carta, somente uma, e antes de fazê-lo “anuncia” o naipe que puxará. Se ele puxar uma carta do naipe que ele anunciou, ele consegue uma “vaza” (procure no dicionário se não for jogador de cartas) ou acerto e poderá narrar as consequências da ação. Se falhar, quem narra as consequências da ação é o mestre.

Quando existe um risco envolvido, as motivações podem ajudar, como? Se alguma de suas motivações for apropriada para o risco, então você puxa um número de cartas adicionais igual a sua motivação – com isso você terá mais chances de conseguir puxar o naipe que anunciou e para cada carta do naipe anunciado você conseguirá uma vaza e poderá adicionar detalhes a consequência narrada.

Uma disputa ocorre quando dois ou mais personagens competem pelo mesmo resultado. Se apenas um jogador utilizar uma Benção, ele narrará a consequência como se tivesse conseguido três vazas sem que nenhuma carta precise ser puxada.

Se dois ou mais personagens usarem uma Benção, o benefício de usá-lo é cancelado e eles precisam puxar cartas. Os jogadores comparam suas vazas e o jogador com a carta de maior valor descreve a primeira coisa que acontece e a narração continua em sentido horário até que todas as vazas sejam gastas e o resultado da disputa seja determinada.

Normalmente um jogador não pode usar uma vaza para modificar a vaza de outro jogador, mas se tiver uma carta de maior valor é possível dizer “sim, mas…” para modificar as vazas.

As vazas podem ser utilizadas para causar ferimentos. Cada vaza utilizada para tal finalidade aplica uma penalidade de -1 nas cartas a serem puxadas (mínimo de uma carta). O alvo pode bloquear o dano se tiver uma carta com valor igual ou maior. Outro jogador pode fazer o mesmo, bloqueando o dano.

Para matar um personagem com uma Benção, o jogador deve anunciar “estou matando” e da mesma forma como uma disputa, cada jogador tem sua chance de jogar (respeitando o sentido horário na mesa). Quando chegar a vez do jogador novamente, ele pode dizer “mato ele” e o outro estará morto se a soma das cartas jogadas for 11 ou superior.

Existem motivos para bloquear a morte e roubar a morte – que ocorre quando alguém atira a primeira pedra, mas um oportunista chega junto e desfere o golpe final.

Espero ter a oportunidade de jogar Wicked Heroes o mais rápido possível e testar a fluidez do sistema das cartas e narração desse RPG que eu achei simplesmente SUPER.

Para os interessados no sistema, ele está a venda no Jonh Wick Store e custa meros U$5,00!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.