Ciência e Magia

Publicado por

Os RPGs de fantasia normalmente são ambientados em cenários pseudo-históricos, sendo que parte da experiência desses rpgs é a presença de outras raças (elfos, anões e halflings, só pra começar) e de magia.

Também pode haver ciência e nem toda a magia precisa vir dos livros de regras.

As estórias estão cheias de coisas estranhas que são construídas ou conjuradas uma única vez e então nunca mais são repetidas. Só por que é “magia” ou “ciência” não significa que possa ser replicada.

Na maioria dos cenários de fantasia, a maior parte da população e das sociedades são ignorantes em relação aos princípios científicos. Nem mesmo o mais poderoso mago faz pesquisa científica verdadeira, pois magia é uma arte, não uma ciência. Se alguém cria um mecanismo que lhe permita sobreviver a morte, ou constrói algum tipo estranho de máquina, não é mandatório que caso os personagens tenham a possibilidade de examinar o item a fundo, eles possam replicá-lo. De fato, isso é “magia” de algum tipo, embora não irradie mágica quando detectar magia é conjurada sobre o item.

O mestre é encorajado a criar todo tipo bizarro de magia e então disponibilizá-las para serem encontradas em livros de magia e então serem aprendidas pelos personagens dos jogadores, mas nem toda habilidade mágica precisa ser catalogada dessa forma. Se um personagem em particular precisar ter acesso a uma característica ou habilidade em particular, assumir que essa habilidade é mágica é toda a explicação que precisa ser dada.

O mestre não está preso às mesmas regras que os jogadores. Os jogadores e seus personagens representam o mundano. Claro que eles podem crescer em poder e transformar-se em verdadeiros exemplos do universo mundano, mas independente de todo o seu poder de combate e mágico, eles ainda serão meros mortais explorando o bizarro.

Se tudo puder ser explicado pela lógica ou por qualquer coisa na natureza, ou mesmo pelas regras do jogo, não será sobrenatural.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s