Hoje tivemos a segunda edição do Trampolim no IFRN, um evento mensal que entrou na agenda de eventos culturais do Campus Avançado Cidade Alta do IFRN [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN]. Como não “investimos” em divulgação, o público foi menor neste sábado, ainda assim conseguimos reunir um público superior a 30 pessoas.

Quando cheguei ao evento me sentei a mesa com o Jordão e sua esposa e fomos conversar coisas nerds, eu mostrando alguns livros e ele alguns projetos que está desenvolvendo, um trabalho de mestre.

Enquanto conversávamos, o Gabriel, sentado ao lado, ajudava o Misael e o Rafael a fazer as fichas para um one-shot do retroclone do D&D, Lamentations of the Flame Princess e meu olho fixou-se na oportunidade de jogar naquela mesa e não resisti e acabei arrastando o Jordão também pra lá.

No final, a mesa foi fechada com os seguintes jogadores: Misael (especialista humano), Rafael (elfo), Artur (guerreiro humano), Jordão (guerreiro) e Franciolli (mago).

Após traduzir o artigo Por que não rolamos nossos atributos, muitos comentários foram feitos e eu quis experimentar novamente a sensação de jogar um RPG no qual os atributos eram rolados, e eis que a oportunidade surgiu com o LotFP.

O sistema de determinação de atributos é rápida e simples, jogue 3d6 na ordem e o que der deu! Se o somatório de todos os seus modificadores for menor ou igual a zero, você poderá jogar todos os atributos novamente, mas nem pense em manter um valor e simplesmente jogar os demais.

Uma das coisas que mais me chamou atenção no sistema, é que não importa o valor do atributo que você tirou, se você quer ser um mago, você será.

As classes disponíveis para humanos são: clérigo, especialista [ladino] guerreiro e mago. Existem também as raças anã, elfo e halfling, que incorporam o conceito de raça e classe.

Bem, o Gabriel trouxe a aventura Tower of Stargazer, uma aventura muito bacana para 1º nível com um formato daqueles que eu não via há muito tempo, uma masmorra sem encontro em toda sala. Simplesmente fantástica. Abaixo uma sinopse dela.

A torre do astrônomo

As lendas falam sobre um mago, tão arrogante que achava que o céu inteiro era apenas uma lente para que ele pudesse contemplar as estrelas. Tamanha foi a insolência e provocação deste homem que os deuses o castigaram com o poder da tempestade e do fogo. O mago riu deste gesto patético. Ele não temia os deuses, pois ele havia adquirido seus conhecimentos de algo maior. Algo mais negro.

A lenda deste mago cresceu, primeiro pelos murmúrios de homens amedrontados, e depois apavorados. O mago, eles diziam, atacou os deuses da mesma forma que eles o atacaram. E seu regozijo apenas cresceu a medida que as terras ao redor dele morrerram.

Então, não houveram mais notícias. Sem mais conversas. Alguma coisa finalmente abateu o mago, pois embora o céu ainda o atacasse e a sua morada, ele não atacava de volta.

Agora, você está caminhando direto para a porta da frente da casa do mago.

A Torre do Astrônomo é um módulo introdutório especial com material específico para mestres iniciantes, com notas detalhando não apenas o que está incluso nesta aventura, mas o porquê.

Me senti, verdadeiramente voltando as raízes, lá em 1995 quando comecei a jogar First Quest e embora eu tenha um verdadeiro apreço e admiração pelo D&D 4ª Edição, não tenho perdido nenhuma oportunidade de experimentar e re-experimentar novos RPGs, comportamento que aconselho a qualquer mestre e jogador.

Parabéns a todos os jogadores que participaram desta aventura cheia de surpresas e boas sensações.

Parabéns ao Gabriel que tem sido o responsável por trazer alguns RPGs novos e muito interessantes aqui para Natal, participando dos eventos e sem dúvida nenhuma, fazendo a diferença.

No dia 13/11 tem o 13º Trampolim no Bob’s e estaremos lá, mais uma vez, para prestigiar o evento e quem sabe jogar algum RPG alternativo!

Até mais.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.