Os Essentials estão chegando e pelo visto com força.

Durante a Gen Con a Wizards of the Coast apresentou a sua proposta para linha, aparentemente deixando bem claro o que a linha de produto será e o que ela não será.

Em sua matéria Powers, Implements, Feats… da coluna Countdown to Essentials, Mike Mearls apresenta algumas modificações que serão vistas na linha de produtos essenciais.

Implementos

Na linha Essentials os personagens poderão adquirir proficiência com, semelhantes ao que temos hoje com as classes e armas. Os implementos poderão ser utilizados independente de onde o seu poder venha – do patamar exemplar, de uma outra classe, uma nova opção de construção do personagem – você poderá usar o implemento, desde que seja proficiente com ele. Atualmente, as classes de poder é quem determinava qual implemento poderia ser usado, de outra forma o poder não funcionaria. O objetivo é melhorar o entendimento do funcionamento dos implementos e tornar a opção multiclasse menos árdua.

Poderes

A linha fará a atualização de vários poderes, que podem cair nas seguintes categorias:

Regras

As regras que precisam ser atualizadas terão a sua versão já atualizada nos Essentials. Como exemplo, o poder Weapon of the Gods teve o seu texto corrigido e palavras chave atualizadas. Nimble Climb explica seu efeito de forma que ele se encaixa melhor nas regras de escalar.

Magias por encontro de magos

As magias por encontro dos magos agora terão um efeito em caso de erro, ajudando o mago a funcionar melhor como um controlador. Magias como Burning Hands causam metade do dano em caso de erro, enquanto outras magias poderão gerar algum efeito, como empurrar o alvo.

Raças

Cada raça terá um bônus de +2 em um atributo fixo e poderá escolher entre duas opções para assinalar o seu segundo bônus de +2. Por exemplo, os anões terão um bônus fixo de +2 em Constituição e poderão escolher colocar o outro bônus de +2 em Força ou Sabedoria. Isso fará com que as raças se tornem um pouco mais flexíveis. Os humanos (pobrezinhos) continuarão com apenas um bônus de +2 em qualquer atributo que deseje, mas terá opções de poder racial.

Algumas classes já mostradas nas apresentações, não possuem ataques sem limite e os humanos poderão escolher um poder sem limite de sua classe (se a classe possuir algum) ou escolher um novo poder chamado Heroic Effort, que concede um bônus de +4 em uma jogada de ataque ou jogada de proteção, e que pode ser usado depois que o personagem erra o ataque ou tenha falhado no teste de resistência.

Talentos

Os talentos foram revistos e agora se enquadram em categorias, cada uma delas personificando um conceito, uma tática ou outro fator que unifica estes talentos em uma categoria, por exemplo, a categoria Enduring Stamina engloba os talentos responsáveis por deixar seus personagens mais resistentes. Essas categorias em si, não possuem nenhum efeito, sendo responsáveis apenas para ajudar a organizar os talentos de forma que fique mais fácil do jogador escolher aquele talento que melhor se adequará ao seu personagem.

Os talentos não serão agrupados em patamares e no Heroes of the Fallan Lands, todos os talentos estarão disponíveis desde o 1º nível, desde que o personagem possua os pré-requisitos.

Alguns talentos que concedem bônus em Fortitude, Reflexos e Vontade podem ser escolhidos no patamar heróico, mas antes só estavam disponíveis no patamar exemplar, embora estes talentos tenham sido escalonados, oferecendo benefícios menores no patamar heróico.

Muitas classes já vistas nas apresentações usam apenas ataques básicos, mas o talento Melee Training permite que estes ataques sejam modificados. O talento foi reestruturado de forma a garantir bônus total no ataque, mas apenas metade do bônus no dano, de forma que o talento deixe de ser obrigatório.

Itens mágicos e equipamentos

As mudanças nos itens mágicos tem a finalidade de ajudar o mestre a controlar o acesso destes em jogo. Você prefere o sistema atual, no qual os personagens podem adquirir os itens mágicos no bazar da esquina ou gosta de que os itens mágicos tenham um impacto real na campanha?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.