A partir de um comentário no artigo original de ontem, fui à comunidade da Wizards of the Coast e me deparei com uma incrível lista compilada pelo usuário Seeker95, muita coisa bacana para você que quer tornar os combates um pouco mais rápidos e que não se cansa de testar possibilidades.

O excesso de artigos lamentando-se sobre a duração dos encontros de combate na 4ª edição (especialmente nos níveis exemplares) normalmente envolve alguém apresentando alguma sugestão de como apressá-los. Este artigo propõe compilar essas sugestões num único local para aumentar a velocidade dos combates.

A medida que mais sugestões forem oferecideas, eu farei uma atualização para incluí-la.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

As opções para acelerar o combate parecem classificar-se em três categorias principais:

  • Ajustes de mecânicas de jogo
  • Ajustes no estilo de jogo
  • Apoio de jogo

Então, sem mais delongas, vamos a lista de aceleradores de combate.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Ajustes de mecânicas de jogo

  • Utilize vários lacaios

    • para adicionar mais energia, faça com que os lacaios necessitam de dois acertos ou tenham 10 pontos de vida (o que vier primeiro).

  • Apresse a morte de criaturas sangrando

    • Qualquer acerto que cause metade dos pontos remanescentes de um monstro sangrando, o mata.

  • Termine combates inevitáveis mais cedo

    • Descreva o resto da batalha apenas de forma narrativa)
    • Cobre um pulso de cura de cada jogador por isso.

  • Conceda um ponto de ação extra para cada personagem
  • Substitua alguns monstros por armadilhas / terrenos / desafios de combate ambientais
  • Transforme monstros em lacaios após gatilhos específicos.

    • Após X rodadas ou X minutos.
    • Após um monstro específico / chefão / líder cair.

  • Reduza a CA do monstro em 2 por patamar
  • Reduza os pulsos dos personagens pela metade
  • Limite monstros “especiais”

    • Um ou dois monstros com poderes especiais, reações ou táticas é o suficiente para apimentar os encontros sem sobrecarregar o mestre com decisões táticas além da norma.
    • Mantenha a maioria dos monstros em toda luta ligeiramente normais na forma como eles lutam.

  • Reduza os pontos de vida dos monstros (e aumente o dano para equilibrar)

    • Dano máximo dos monstros (sem rolagem)
    • Dobre o dano dos monstros

  • Ajuste o dano

    • Dano máximo (sem rolagem)
    • Dano médio (sem rolagem)

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Ajustes no estilo de jogo

  • Sentar-se na ordem da iniciativa.

    • A maior rolagem age primeiro.
    • Se a maior rolagem for par, siga a iniciativa em sentido horário; se for ímpar, siga a iniciativa em sentido anti-horário.
    • Considere o mestre como um jogador para a posição dos monstros.

  • Limite o tempo do turno de cada jogador

    • No final do tempo limite, o jogador “finaliza”
    • No final do tempo, o jogador “adia”
    • Se o jogador não estiver na mesa, ele perde seu turno
    • Se o jogador não puder chegar a uma conclusão do que fazer, ele tem que fazer um ataque básico
    • Rodadas de 6 segundos – Quando um jogador não começar descrevendo a sua ação, levante a mão e conte cinco dedos (leve 1 segundo para levantar a mão); se eles não souberem o que fazer, eles “adiam”. Chame isso de névoa de guerra.

  • Role ataque e dano simultaneamente

    • Role o ataque e dano antes de seu turno (mantenha os dados visíveis)
    • Para ataques de área, role um d20 próximo de cada miniatura que está sendo afetada pelo ataque

  • Os jogadores decidem o que farão antes do seu próximo turno começar

    • Lembre os jogadores antes de seu turno começar (X é você. Y, você é o próximo)

  • Fuga

    • Os monstros fogem caso alcancem um percentual de suas forças originais

  • Foco de ataques

    • Foque os ataques em um único oponentes por vez

  • Maldição da “massagem dos dados”

    • Quando um jogador balança o dado no ar por um tempo antes de rolar e normalmente usa este tempo como uma oportunidade de contar uma piada engraçada de 20 anos atrás.

  • Discussão de regras

    • Substitua para uma rápida jogada de dados (baixo = ruim para o jogador; alto = bom para o jogador) até que isso possa ser pesquisado mais tarde

  • Conversas paralelas

    • Peça que os jogadores planejem como os personagens. Isso irá diminuir enormemente a quantidade de jogadores dizendo a outros o que fazer em seus turnos com deliberações subseqüentes.

  • Deixe as miniaturas do encontro separadas em sacos plásticos

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Apoio de jogo

Direto do post de mvincent:

Separe cada encontro em um kit contendo:

  • Miniaturas e itens de terreno
  • Marcadores de condição/efeito necessários no encontro
  • Itens mágicos

    • Impressos podem ser feitos via Character Builder dos itens mágicos que serão encontrados na aventura como tesouros após os encontros. Itens que serão entregues no final da aventura são colocados no último kit de encontro. Nota: os cartões de itens impressos a partir do Character Builder pode ser feitos criando um personagem sem atributos e poderes e apenas imprimindo as páginas dos itens. Marque a caixa de opções “Show Normal Items” para mostrar os rituais e pergaminhos.

  • Estatísticas dos monstros

    • Faça um impresso extra das estatísticas dos monstros da aventura com anotações do dano médio, iniciativas pré-roladas e (próximo dos efeitos produzidos pelos poderes) qual a cor dos marcadores a serem utilizados. Durante o jogo eu também utilizo a página para anotar os pontos de vida.

  • Cartões de recompensas da história

    • No último kit de encontro. A propósito, eu tenho visto alguns jogadores anotarem seu XP/PO/Itens mágicos ganhos diretamente no cartão de recompensas da história

  • Cartões de apoio para encontros sem combate

    • Eu frequentemente faço um cartão para os NPCs importantes: cortar / colar texto relevante / regras (reorganizando-o para um diálogo em 1ª pessoa se necessário) então encontro uma figura adequada e colo acima do texto (de cabeça para baixo, pois eu posso pendurar no escudo do mestre).

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.