Ôpa! Más não já tem vários artigos com esse nome? Tem sim, e acho que esse tema merecia até virar uma coluna, pois são tantas as sugestões que pipocam por aí. A dica desta vez vem do Dungeon Mastering. Confiram.

Dungeons & Dragons 4ª Edição apresentou muitas mudanças dramáticas, muitas das quais simplificaram vários aspectos do jogo. No entanto, o combate não foi um deles. Uma das maiores diferenças que os jogadores experimentam jogando a 4ª edição é a grande concentração durante os encontros de combate, o que faz deles mais demorados do que anteriormente, principalmente se os jogadores estiverem “desanimados” ou forem apenas muito lentos. Eu nunca fui muito fã de perder uma grande quantidade de tempo em um único encontro. Existem algumas opções que você pode fornecer, como mestre, aos jogadores para que o encontro não se torne uma sucessão de jogadas de dado e espera…

O sistema de poderes e perícias introduzidos na 4ª edição limitam muitas das possibilidades do que o personagem pode fazer e torna mais fácil para o jogador tomar uma decisão. O lado negativo são os freqüentes efeitos destas perícias e poderes – especialmente nos níveis mais elevados. Os cartões de poder são muito úteis e previnem que os jogadores estejam sempre consultando os livros, mas uma idéia ainda melhor é fazer um cartão de resumo.

Escreva os pontos mais importantes de cada poder que você tenha a sua disposição: ação requerida, alcance, ataque, defesa e qualquer efeito especial. Anote a jogada de ataque e de dano com todos os bônus de talentos e itens mágicos já incluídos. Por exemplo, se o seu mago de 6º nível com Inteligência 18 e o talento Raging Storm tem o poder de ataque sem limite Thunder Wave, sua ficha resumo poderia ser escrita desta forma:

  • Thunder Wave (Padrão)

    • Explosão contígua 3
    • + 8 vs Reflexos
    • 1d6 + 5 trovão e empurra 2 quadrados

Todas as informações necessárias estão lá sem que você tenha que lidar com bônus de ataques provenientes dos talentos, etc., e sem detalhes dos poderes.

Tente pensar no que fará antes de sua vez na iniciativa. Preste atenção ao que está acontecendo no campo de batalha, de forma que quando a sua vez chegar, você já estará pronto para agir. Pense nisso como uma batalha real. As pessoas não ficam paradas em dúvida esperando alguma coisa acontecer – elas agem.

Se o seu mestre estiver de acordo com isso, jogue o seu ataque e dano juntos e antecipadamente. Quando o seu turno chegar você apenas descreverá suas ações e dirá ao mestre quais os efeitos e o turno passará para o próximo jogador.

Como qualquer jogador de Dungeons & Dragons pode lhe dizer, a matemática representa uma parte importante de qualquer jogo. É natural que nem todos consigam manter uma lista imensa de números em suas cabeças de uma vez. Se você for como eu, que acha a matemática uma chatice é melhor usar uma calculadora para manter o controle de seus pontos de vida. Isso é especialmente útil nos níveis mais elevados, quando você precisa adicionar uma grande quantidade de bônus com poucos dados.

O combate na 4ª edição de Dungeons & Dragons deve ser rápido e intenso com o bater de espadas, magias ofuscantes e o rugido de monstros. Com essas dicas simples você pode manter o combate dinâmico e enxuto.

__________

Texto original: Speeding up combat in the 4th edition
Postado em: 20 de julho de 2010
Autor: Admin
Site: Dungeon Mastering

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.