Temas

Publicado por

Saudações fiéis leitores do Trampolim RPG.

Enquanto tento tirar uma semana de folga, me vejo quase impossibilitado de sentar-me a frente do computador e escrever alguma coisa, mas eis que das areias escaldantes de Dark Sun vem a inspiração para o artigo de hoje [ainda em tempo] e embora curto.

No site da Wizards of the Coast é possível ler uma série de artigos sobre o cenário de campanha que será lançado no dia 17 de agosto e que já está sendo vendido na pré-venda da Amazon [vou já fazer o meu pedido].

Pois bem, Dark Sun traz um conceito interessante, que eu acho que deveria ter sido explorado a mais tempo nos RPGs da Wizards, os Temas.

Os Temas representam uma carreira, um chamado ou um arquétipo que podem incluir personagens de várias classes ou papéis. A raça e a classe do personagem ajudam a definir quem ele é, mas os temas adicionam um terceiro elemento que ajuda a criar a identidade dos personagens.

Além de adicionar elementos de histórico aos personagens, existem certas habilidades atreladas a elas, podendo escolher poderes relacionados ao tema quando atingir determinados níveis, além de também poder destravar caminhos exemplares que exijam determinado tema como pré-requisito [queria ver isso em Forgotten Realms].

O Capítulo 3 do Dark Sun Campaign Guide é que cobrirá o assunto, oferecendo dez diferentes temas, os poderes garantidos, poderes relacionados e dois caminhos exemplares para cada tema. Os dez arquétipos apresentados no livro são:

  • Athasian Minstrel – Artistas, conselheiros e assassinos;
  • Dune Trader – Agente de casas mercantes;
  • Elemental Priest – Cultista dos elementos primordiais;
  • Gladiator – Guerreiro forjado na arena;
  • Noble Adept – Privilegiado e tutelado no Caminho;
  • Primal Guardian – Protetor de oásis e florestas;
  • Templar – Agente dos Reis-Bruxos;
  • Veiled Alliance – Praticantes de magia secretos;
  • Wasteland Nomad – Saqueador ou batedor do deserto;
  • Wilder – Herói dotado de poderes psiônicos.

No site da Wizards estão disponíveis duas páginas do capítulo 3 do cenário de campanha de Dark Sun, apresentando a trilha exemplar Unwelcome Guest e uma página do tema Dune Trader e o negócio é bom.

4 comentários

  1. Dark Sun está saindo melhor que a encomenda e quem sabe não o tenhamos por aqui antes de sair o D&D 5ª Edição, isso se alguém das empresas brasileiras resolver um dia fazer uma pesquisa antes de mandar algum material para tradução e impressão … não isso não tem lógica!

    Curtir

  2. Se não me falha a memória, a Devir vai traduzir o PHB3 justamente para dar suporte ao lançamento do Dark Sun, que espero não demore tanto quanto o FR, que ainda nem saiu.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s