Character Builder

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Vez por outra, quando eu falo que tenho uma assinatura do D&DInsider, me perguntam se vale a pena ou não.

Se procurarem pela internet, em vários artigos, verá várias opiniões, a favor (muitas) e contra (também muitas, afinal nem todos gostam de D&D). O que posso dizer, o Character Builder é a melhor ferramenta que a Wizards of the Coast já desenvolveu! E o que ele tem de tão bom que justifica a assinatura?

Eu me lembro perfeitamente como era fazer fichas nas edições anteriores de D&D, e mesmo na quarta edição, quando o Character Builder ainda não havia sido lançado. Logo quando fazíamos a primeira ficha, a chance de errarmos alguma coisa, usar a borracha e então começar a deixar marcas, iniciando o processo de papirização da ficha, que normalmente durava vários meses, dependendo do cuidado do mestre e dos jogadores.

Com a versão eletrônica, não se preocupe em testar possibilidades.

A seqüencia de criação é bem intuitiva:

  • Class [Classe]:

    • Opção de construção do personagem (opcional) [essa eu nunca uso]
    • Talentos específicos da classe (guerreiro, por exemplo);
    • Divindades (clérigo, por exemplo);
    • etc;

  • Race [Raça]:
  • Background [Histórico]:

    • Essa opção é bacana. Atualmente existem 4 grandes pacotes de históricos: Forgotten Realms, Scales of War, Geral e Eberron. Na minha campanha, que se passa em Forgotten Realms, os jogadores escolhem um histórico regional (sua procedência) e se não gostarem dos benefícios concedidos [particularmente acho que o cenário de Forgotten Realms concede muitos benefícios pelos históricos] podem escolher um benefício Geral, que normalmente é um bônus de +2 a escolher entre duas perícias, ou ter estas perícias transformadas em perícias de classe.
    • Vale lembrar também que você pode pular o histórico

  • Ability Scores [Valores de Atributos]:

    • Aqui você escolhe os seus atributos. O padrão é a distribuição de pontos, mas é possível simplesmente digitar os valores (como se fizesse as jogadas de dados na frente do mestre), usar a jogada de dados (os atributos já aparecem lá) ou usar as matrizes fornecidas no Livro do Jogador.
    • Caso deseje usar a opção padrão (distribuição de pontos), você tem 22 pontos para gastar nos atributos, de acordo com a tabela que aparece mais abaixo. Caso escolha a raça Humano, ainda aparecerá uma caixa para que especifique qual o atributo no qual quer ganhar o bônus de +2. As demais raças já aparecem com os atributos computados no quadro de valores.

  • Skills [Perícias]:

    • No quadro de perícias, o jogador pode escolher as perícias que estão disponíveis (abertas) para ele e que são aquelas perícias nas quais sua classe escolhida possui treinamento. Todos os valores já estão lá, calculados e isso ajuda muito na hora de escolher quais perícias treinar, ou seja, quais perícias merecem receber um bônus de +5.
    • Caso o personagem já tenha se adiantado e comprado uma armadura e a tenha equipado, as penalidades devido a ela já são computadas nesta tela.

  • Feats [Talentos]:

    • Mais um ponto pro Character Builder aqui. Embora a seleção de talentos já seja assustadora, apenas os talentos que podem ser escolhidos pelo personagem aparecerão. Se um talento requer que o personagem tenha Força 13+ e o personagem possui Força 12, aquele talento não estará disponível para ele.
    • Na lateral direita superior da tela é possível ver a descrição do talento que está sendo analisado, bem como a fonte impressa do talento.
    • Os talentos se encontram agrupados em: Talentos Raciais, Talentos de Classe, Talentos Heróicos, Talentos Exemplares e Épicos (estes disponíveis apenas quando o personagem atinge tais níveis), Talentos de Multiclasse, Talentos de Linhagem, Talentos de Luta de Arena, Talentos de Guilda, Talentos de Herança, Talentos Tribais, Talentos de Marca de Dragão, Talentos de Estilos Menores, Maestria em Implemento, Treino em Combate, Proficiência em Armas, Treinamento em Perícias, Foco em Perícias, Foco em Arma e Maestria em Armas (por enquanto, só esses).

  • Powers [Poderes]:

    • É aqui que os jogadores escolhem os poderes para seus personagens. Sem limite, por encontro, diários, utilitários e o que mais tiver disponível.
    • Uma coisa que sempre faço é comprar a arma, armas ou implementos antes de compra os poderes, pois quando você clica com o mouse sobre o poder para ver sua descrição, com a arma, armas ou implemento escolhido, já é possível visualizar o bônus de ataque e o dano que será causado com aquele poder [por uma questão de praticidade].

  • Equipament [Equipamentos]:

    • Hora de comprar. Na categoria equipamentos estão cobertos itens mundanos [equipamento básico de aventureiros, armas, armaduras (e suas versões mágicas), etc.]. A medida que o jogador compra, pode ir equipamento o personagem e o peso vai sendo modificado, podendo gerar uma grande carga, que imporá penalidades na movimentação.
    • Nesta sessão ainda é possível comprar:

      • Rituais
      • Alquímicos
      • Prática marciais

  • Manage [Administração]:

    • Nesta sessão é feita a administração geral do personagem, ela é composta por várias paletas, sendo a primeira, Detalhes:

      • Nome
      • Sexo
      • Tendência
      • Divindade
      • Altura
      • Peso
      • Idade
      • Nome da companhia de aventureiro (se pertencer a alguma)
      • Nome do jogador (tem a possibilidade do nome do jogador aparecer na ficha)
      • Nº da RPGA (também poder aparecer na ficha)

    • A segunda paleta Level Up serve exatamente pra isso. Sempre que terminar uma sessão, o mestre pode vir nesta sessão e assinalar a quantidade de pontos de experiência que o personagem possui. Caso ele atinja uma quantidade suficiente para passar de nível, o sistema acusa e já apresenta quais modificações devem ser feitas.
    • A terceira paleta é a do portrait, um retrato do seu personagem que aparecerá na ficha.
    • A quarta paleta se refere a informações que ao serem preenchidas aparecerão na ficha:

      • Características de personalidade
      • Maneirismos e aparência
      • Companheiros e aliados
      • Notas da sessão e da campanha

    • A quinta paleta apresenta um diário de campanha, onde você pode editar:

      • Nome da aventura e data da sessão
      • Anotações importantes do que aconteceu na sessão
      • Região onde ocorreu a aventura (muito útil para as aventuras da RPGA)
      • Tesouro ganho
      • XP inicial, ganho e final
      • Nível inicial e final
      • Ouro inicial, ganho/perdido e final
      • Também é possível adicionar imagens no reporte da sessão

    • A sexta paleta refere-se a companheiros animais ou familiares.
    • Na sétima paleta você pode conferir um sumário do personagem, podendo copiar e colar num site por exemplo.
    • Na oitava paleta você acessa os conjuntos de campanha, ou melhor, o conjunto de obras que você está usando para a sua campanha.

      • Todos os livros, revistas e aventuras que foram publicadas e que tem algum material adicionado ao conteúdo do Character Builder estarão marcados ali. Se o mestre não se sentir confortável em usar material de um cenário de campanha que ele não possua [Eberron por exemplo] numa campanha de Forgotten Realms, basta ele desmarcar a fonte do material e pronto, ele deixará de estar disponível.
      • Os mestres podem editar o material que querem usar, de forma que a criação de personagens se torna mais restrita. Ao modificar a lista, ele pode salvar a campanha e disponibilizar para os jogadores que tenham acesso ao Character Builder.
      • Outro detalhe é que é possível desabilitar apenas alguns conteúdos dos livros disponíveis, por exemplo, na campanha que estou jogando com o Leandro Nantes, não existem personagens divinos, então, na hora de montar a campanha, é só remover as classes divinas disponíveis no Livro do Jogador, Poder Divino, etc., sem contudo prejudicar a construção de outros personagens. Como eles são removidos, aqueles talentos, poderes, etc., que exigem que o personagem tenha a fonte de poder divino também não aparecem na lista de opções disponíveis.

Eu tenho certeza que ainda existe muita coisa a ser falada sobre esta ferramenta magnífica, mas vou deixar espaço para vocês falarem sobre suas experiência também.

Criar um personagem nunca foi tão fácil.

6 comentários

  1. Muito bom, o character builder é realmente a melhor ferramenta do D&D Insider. Construir um personagem completo leva 2 a 5 minutos, ao invés de 30-45 minutos. Fora que a impressão dos power cards economiza inúmeras consultas aos livros durante o jogo.Faltou apenas mencionar que é na parte Details, do Manange, que você habilita a opção Inerent Bonus, que comentei em um artigo anterior 🙂

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  2. Eu tinha certeza que iria esquecer alguma coisa e quando lembrei o artigo já estava no ar.Além da opção de habilitar o Bônus Inerente, ainda se pode habilitar as opções de Cicatriz Mágica (Forgotten Realms), Harpista (Forgotten Realms) e uma quarta opção que não lembro agora.

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  3. eu acho muito util tbm.e pode parecer muito old school e ultrapassado de minha parte.mas depois de 1 ano e meio usando isso vc começa a não achar tão bom assim.eu acho isso mais pelo sistema que pela ferramenta talvez,mas ao fazer ficha de 3.5 foi bom voltar aos velhos tempos.bom,pra quem quer algo pra 3.5 parecido tem redblade.só tem as raças e classes do ph1.de livros completos e revista ja é com vcs msm…

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  4. O que que tu acha que eu faço nas horas vagas no trabalho? Hauhauahuahaua Hey Fraciolli, realmente eu sou fã desse tipo de ferramenta assim os jogadores podem se planejar melhor sem ter de ficar horas e horas anotando bônus, lendo um e outro livro para conferiri poderes e habilidades 10 ou 20 vezes e alterar tudo para programar suas habilidades e talentos por nível, maximizando as habilidades de seu herói, ele pode ter acesso rápido as informações que deseja sem contudo gastar horas e neurônios preciosos !!!

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  5. Eu não tenho o costume de ficar fazendo ficha nas horas vagas, mas normalmente faço uns testes. O problema é que meus testes se resumem a criação de personagens de 1º nível.Acho que sou pouco ambicioso.

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