Ainda em tempo, ontem saiu no site da Wizards of the Coast um artigo esclarecendo uma série questões sobre teleporte – um poder exclusivo dos magos de D&D 1ª edição – e que se tornou comum na quarta edição com os avangers, assassins, swordmages e warlocks, bem como o eladrim, que utiliza teleporte devido a sua conexão com a Agrestia das Fadas.

Antes da quarta edição, cada poder de teleporte possuía sua própria descrição, mas agora o poder possui uma descrição geral. Alguns princípios precisam ser lembrados:

  • A criatura ao teleportar-se, precisa fazê-lo para um espaço que seja pelo menos do tamanho da criatura e que precisa estar desocupado, de forma que ele não pode teleportar-se para um local no qual ele teria que esgueirar-se.
  • A criatura que vai teleportar-se, precisa ver o seu destino. Cegar uma criatura pode ser uma boa forma de impedir que ela se teleporte. Alguns poderes possuem efeitos como teleportar-se para um espaço, mesmo que o personagem não possa vê-lo, o que se torna uma excessão.
  • O uso do teleporte não requer linha de efeito.
  • O teleporte não provoca ataques de oportunidade.
  • Uma criatura pode teleportar-se para livrar-se de restrições físicas, como algemas, teias ou agarrões que seriam difíceis de serem evitados de outra forma.

Assim como muitos outros poderes, o teleporte também sofreu duas alterações desde a sua apresentação no Player’s Handbook da 4ª edição, e tais modificações vieram no Player’s Handbook 2 e logo depois no Players Handbook 3. São elas:

  • O teleporte não aciona ações de oportunidade engatilhadas, por acontecer de forma tão rápida que não daria tempo de disparar um gatilho de uma ação de oportunidade.
  • Teleportar criaturas para situações precárias (sobre um poço de lava, um abismo, etc.) é possível, mas a criatura tem direito a um teste de resistência. Se passar o teleporte falha, e cabe ao mestre desenvolver uma explicação para a falha.

Para fechar o artigo na Wizards, alguns esclarecimentos:

  • Uma criatura caída não se levanta ao teleportar-se!
  • Quando você teleporta uma criatura, o teleporte não é considerado movimento forçado, que são restritos a empurrar, puxar e conduzir.

E aí? Gostou das mudanças? Teleporte é um problema na sua mesa? Fale sobre suas experiências com teleporte.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.