Na última quarta-feira consegui, enfim, rolar mais uma aventura de nossa campanha, que vem sofrendo alguns contratempos em função de horários de trabalho incomuns ou demandas em cima da hora dos meios acadêmicos ao qual estou preso.

Os jogadores foram chegando aos poucos e por volta das 20 horas começamos a sessão, que infelizmente teria que terminar às 22 horas para que eu pudesse pegar minha esposa na casa da mãe. Como a maioria dos demais jogadores também trabalharia logo cedo no dia seguinte (inclusive o mestre), a sessão terminou cedo, mas não ficou com gostinho de incompleta.

Mas o motivo deste artigo é relatar duas regras caseiras que testei nesta sessão e que foi bem aceita pelos jogadores. Além destas regras que testei, já usamos a regra do @tionitro, onde as criaturas possuem metade dos pontos de vida e causam um dado a mais de dano.

Explosão de Dano

Quando o personagem acerta um golpe, joga o dano. Os dados que apresentarem o dano máximo, o jogador rola aquele dado novamente e continua jogando até que outro resultado, diferente do máximo apareça. Os danos são somados para compor o dano total.

No caso de um acerto crítico, o dano permanece o máximo, mas ao jogar o dado de dano da arma mágica por exemplo, caso o dano seja o máximo no dado, joga-se novamente.

Após ver a regra em funcionamento, resolvemos mantê-la.

Bônus após acertos críticos

Após rolarem um acerto crítico (para quem não sabe é quando se rola um 20 no d20 e após aplicar os bônus você acerta a defesa do alvo), os personagens ou inimigos rolam 1d6. O número obtido é um bônus para a próxima jogada de ataque.

Após observar os boosters concedidos no D&D Encounters percebi que não existe um real desbalanceamento nas regras quando introduzimos algumas regrinhas como essas, onde se beneficiam os jogadores e os monstros. No final, o importante é que os jogadores e os monstros se divertiram.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.