Texto original: The king and his men
Postado em: 21 de maio de 2010
Autor: Krystal
Site: Dungeons Master

__________

O rei e seus homens sentavam-se sozinhos novamente enquanto os salões estavam vazios e os risos eram breves, costumavam haver um ou dois bobos com risos e atos vazios de malabarismo, se pelo menos houvesse um ou dois bons bobos! Talvez o rei e seus homens solteiros pudessem sentir-se felizes novamente!

Dungeons & Dragons não precisa ser um jogo sério todo o tempo, também deve haver hora para relaxar e aproveitar com os amigos, experimentando outras formas de jogar! Enquanto falava com um amigo outro dia, eu percebi que muitas pessoas se estressam jogando D&D quando na verdade deveriam usar o jogo puramente como uma válvula de escape e não uma fonte de frustração e infelicidade. Perdoe-me se isso soa fora do senso comum, mas eu acho que nós precisamos lembrar que pode haver um lado louco e descontraído no jogo!

Mestres musicais!

Na verdade, apenas um simples conceito, mas muito legal de implementar. Estipule uma palavra-chave, frase ou alguma coisa como o final de uma música, qualquer coisa, que sirva como um “gatilho”. Quando o “gatilho” for pronunciado, alguma coisa acontece e você troca o mestre! A narração torna-se compartilhada e passa a ser uma ótima forma de divertir-se com seus amigos, sendo excelente para provocar risos na mesa. Não tente isso se você estiver esperando um jogo sério, a menos que os mestres aceitem contar uma estória séria. A aleatoriedade do sistema faz com que seja difícil para os mestres antecipar os acontecimentos. Os demais jogadores não sabem quando ou como o gatilho é disparado e esperasse que o modo divino não seja ativado… mas isso também é uma teoria.

Também é possível trocar os mestres entre as sessões. Nestes jogos é possível adotar uma postura mais séria, pois não terão intervalos aleatórios e podem ter um nível maior de planejamento. Isso pode gerar confusão e os jogadores/mestres devem ser versáteis para que uma virada provocada por um mestre não atrapalhe o jogo como um todo. Os participantes devem estar cientes de que isso pode acontecer e eles precisam ter maturidade para lidar com isso.

Jogar D&D sozinho

Jogar D&D sozinho é triste, mas possível… isso envolve o uso e a criação de muitas tabelas aleatórias, mas estas coisas podem ser implementadas em seus jogos quando você não consegue antecipar o que fazer, também!

Cartas selvagens

Já imaginou se toda vez que você rolar um sete o seu personagem se transformar em uma galinha? Ou quando alguém rolar 99 ser abordado por um estouro de coelhos? Jogue uma carta selvagem em seu jogo adicionando alguns números que irão aleatoriamente causar certos efeitos em seus personagens.

Me posiciono corretamente

Outra forma de garantir a diversão nos jogos é passar seu personagem para o jogador da esquerda, tal qual fazíamos na escola quando o professor tinha preguiça de corrigir as atividades e pedia para os alunos fazerem a correção! Deixe que alguém tente jogar com seu personagem um pouco, e então troque aleatoriamente com outro jogador! Essa técnica é similar ao mestre musical mas funciona com os personagens. Nós nunca saberemos o que pode acontecer!

A antiga inversão!

O mais velho truque do livro! Mude as raças, classes, idiomas, tendência e o que mais puder ser mudado. Transforme o seu elfo favorito em um sapo! A parte boa é que você pode dizer as damas que você é um sapo príncipe!

Outra variação disto é mudar algum equipamento favorito de seu personagem. Imagine a cara de seus jogadores quando eles descobrirem que sua espada favorita foi transformada em um peixe! Ou quando a armadura de couro ganhar vida e os atacar – isso normalmente é um saco!

Viradas nos jogos de feriados

O coelhinho da Páscoa ficou louco? Papai Noel está pegando os presentes de volta para ganhos pessoais? Talvez o seu jogo seja uma grande caçada aos ovos da Páscoa. Talvez eles tenham que ir de casa em casa falando um comando chave até finalmente encontrar certos itens, para isso lhes dê alguns bobos e charadas e os mantenha no caminho!

D&D tem tanto potencial com os quais você pode lidar, podendo varia de uma grande piada a uma sessão muito série de jogo! Este é apenas um aviso amigável para aproveitar o jogo e deixar livre por algum tempo, isso será realmente relaxante! Desculpe se o artigo parece um pouco estranho, mas é só um lembrete de que estamos jogando um jogo e que é normal relaxar ou mesmo ter uma sessão que seja uma completa piada! D&D é alívio de estresse, não deixe que ele se torne uma fonte de estresse e se achar que o jogo está se tornando estressante nos visite e pergunte o que quiser para que possamos desestressar!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.