Texto original: Dark Sun: New Rules
Postado em: 01 de junho de 2010
Autor: Ameron
Site: Dungeons Master

__________

O Cenário de Campanha de Dark Sun só sairá daqui a dois meses, mas você poderá começar a sentir o gostinho de Dark Sun no dia 9 de junho, quando começa a segunda temporada do D&D Encounters. A aventura – Dark Sun: Fury of the Wastewalker – vai dar aos jogadores e mestres o primeiro gosto de Athas, o mundo de Dark Sun. Ontem postamos os personagens prontos que a Wizards of the Coast forneceu no kit do D&D Encounter. Cada personagem tem aspectos únicos do cenário de Dark Sun, incluindo temas de personagens. Então você pergunta: o que são temas de personagens? Boa pergunta. Abaixo uma caixa de texto lateral da página 8 da aventura.

Temas de Personagens

O cenário de campanha de Dark Sun apresenta uma nova opção para o personagem. Todos os seis personagens incluídos nesta aventura possuem essa opção. Um tema é uma carreira, chamado, ou arquétipo não ligado a uma classe ou papel em particular. Da mesma forma que as raças ou classes ajudam a identificar você, um tema serve para refinar o seu lugar no mundo. Você pode ser um elfo ladino, mas você é um elfo ladino negociador das dunas, um elfo ladino nômade, ou um elfo ladino espião da Aliança Velada? Cada tema oferece uma mudança diferente no conceito básico. Se um histórico detalha como ou onde seu personagem cresceu, o tema descreve como e porque seu personagem se tornou um herói.

Um tema abarca personagens de todas as classes. Por exemplo, muitos personagens templários são bruxos, mas um templário que sirva essencialmente como a polícia secreta do rei feiticeiro pode ser um ladino. Da mesma forma, personagens gladiadores são normalmente guerreiros – mas bárbaros, battleminds, patrulheiros, ladinos ou senhores da guerra também podem ser bem sucedidos na arena. “Templários” e “Gladiadores” são temas que, embora sejam particularmente apropriados para bruxos e guerreiros respectivamente, se estendem para além das classes bruxo e guerreiro.

O combate em Dark Sun apresenta novos riscos e agora você tem que se preocupar se sua arma irá ou não quebrar durante o combate. Uma vez eu Athas é um mundo onde o metal é extremamente raro, armas são feitas de material inferior, mas só porque sua arma pode quebrar, não quer dizer que você deva pegar leve. As regras para quebra apresentam uma nova dinâmica a ser considerada durante o combate. Aqui está a caixa de texto lateral da página 8 da aventura.

Armas de Materiais Inferiores

O metal é tão escasso em Athas que a maioria dos armamentos são feitos de osso, madeira ou pedra. Estas substâncias são mais frágeis que o metal e fraturam com mais facilidade. Uma arma quebrada é, na melhor das hipóteses, uma arma improvisada. Armas mágicas danificadas perdem seu encanto, propriedades e poderes até serem reparadas. A seguinte opção simula a relativa fragilidade de armas não metálicas, tornando o combate imprevisível e mais excitante.

Quebra Prematura: Quando você rola um 1 natural em uma jogada de ataque, sua arma tem uma chance de quebrar-se. Você pode aceitar o resultado, automaticamente errando o ataque como habitual, mas mantendo a sua arma intacta. Alternativamente, você pode rolar a jogada de ataque novamente. Independente do resultado, uma arma não metálica quebrará uma vez que o ataque for completado. Uma arma metálica quebrará apenas se na ré-jogada você obtiver um 5 ou menos. Essa regra dá uma indicação de quando a arma quebrará. Você pode usá-la em segurança e aceitar o ataque falho ou você pode tentar evitar o erro arriscando a sua arma.

Eu estou particularmente empolgado com o novo cenário de campanha, e vocês? O que esperam de Dark Sun?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.