Primeiro foram os amigos me dizendo que eu precisava jogar Dragon Age. Segundo eles, o jogo era muito bom e eu PRECISAVA jogar este jogo.

Com argumentos como este, fui convencido a fazê-lo e confesso que me apaixonei pelo jogo desde o primeiro momento. E aí ouvi falar que Green Ronin havia lançado um RPG homônimo, mas fiquei com os dois pés atrás quando vi que o jogo seria comercializado em módulos e por um preço até bem salgado. O conjunto composto por 1 livro do jogador, 1 guia do mestre, 1 mapa pôster e 3 dados de 6 lados, sai na Green Ronin por $29,95, mas estão em promoção na Amazon por $19,77 . Os livros possuem cada um 62 páginas, e aí podemos até pensar que por $19,77 mais frete o preço fica “justo”.

Bem, mas vamos ao que interessa. Chegou as minhas mãos uma versão dos dois livros, os quais estou lendo com atenção. A arte é muito bonita e o texto em inglês bem fácil.

Para quem já joga Dragon Age, criar aventuras fica fácil, tomando como base as experiências vividas no jogo, mas para quem não joga, o Game Master’s Guide apresenta os conceitos de mestrar, como lidar com certas situações como administração de estatísticas, alguns monstros e suas estatísticas e uma aventura, que ajuda a se ambientar em Ferelden.

O Player’s Guide oferece uma descrição básica de Ferelden, as raças e classes e o básico de todos os livros do jogador: equipamentos, combate, magia, etc.

Armaduras e escudos de Dragon Age

O sistema difere de D&D, guardando como semelhança a fantasia medieval, mas mesmo esta semelhança é diferente, pois a proposta de Dragon Age é ser um RPG Dark Fantasy.

Em Dragon Age só são usados dados de 6 lados, as armaduras não deixam o personagem mais difícil de acertar, ela reduz a quantidade de dano de um ataque bem sucedido. O escudo por sua vez ajuda na proteção do personagem, tornando-o mais difícil de ser atingido.

A criação dos personagens é feita através de sorteio, o que me faz relembrar dos velhos tempos de D&D.

Um dos pontos negativos, já citados inclusive anteriormente, é a comercialização do produto em módulos e estes módulos limitam o nível dos personagens, por exemplo, no primeiro módulo os personagens evoluem do 1º ao 5º nível, mas até isso pode ser uma forma de não sobrecarregar o jogador iniciante com muita informação.

Ainda é cedo para dizer o que acho do sistema, preciso ler e tentar testar na mesa, mas ele me parece uma excelente alternativa ao D&D.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.