Eu comecei a ler, ou melhor, ler novamente o Ravenloft Cenário de Campanha e mais uma vez fiquei instigado a mestrar uma aventura ou mesmo campanha curta, quem sabe até uma campanha longa, neste cenário.

A Wizards vem liberando algum material sobre os Domínios do Medo, embora não tenha deixado claro, quero dizer, não tenham usado o nome Ravenloft nos produtos que eu já vi e se usaram, usaram e eu nem percebi. A verdade é que para alguns (talvez uma grande maioria), a forma como os pontos de vida são tratados na 4ª edição não combinam definitivamente com o clima pesado de Ravenloft e eis que me veio uma idéia, de forma que esse post não é bem um artigo, mas o levantamento de uma discussão que pode (ou não) render bons frutos.

Eu não tenho a manha do estrategista desenvolvedor, eu gosto de ventilar idéias e vê-las desenvolvendo-se nas mãos de mentes competentes.

Vamos a idéia então:

Logo no lançamento do D&D 4ª Edição, alguns fóruns criticaram o “erro” em usar/traduzir o termo “hit points” como pontos de vida, alguns fóruns internacionais colocaram que o termo ainda não fora ajustado a algo melhor, pois eles não são necessariamente “pontos de acerto”, pois o “acerto” não significa um golpe que atingiu o adversário. Por fim, o próprio sistema trata os pontos de vida como sendo uma medida da energia do personagem, que pode ser recuperada com o incentivo dos senhores da guerra, com a cura divina do clérigo, com a magia do bardo, etc. Então, por que não usar os pontos de vida como “energia de combate” e os pulsos de cura como “pontos de vida”?

A minha proposta, pode ser que alguém já tenha chegado na minha frente, mas eu não sei, contemplaria a seguinte situação:

  • Quando os personagens lutam, eles perdem energia de combate (pontos de vida), pois precisam desviar-se, aparar os golpes, etc., mas quando o combate chega num determinado nível (quando eles perdem todos os seus pontos de vida), eles passam a sangrar e a perder pulsos de cura (agora pontos de vida).
  • Os personagens perderiam um pulso de cura para cada quantidade de pontos de vida perdidos, que poderia ser baseado no modificador de Constituição do personagem ou na quantidade fixa que ele ganha por nível.

O sistema teria que ficar um pouco mais mortal (e por incrível que pareça ele já é mortal) para comportar melhor, ou adaptar-se melhor ao sistema de Ravenloft, mas somente para aumentar o fator psicológico.

E então? Alguém teria alguma sugestão de como desenvolver essa idéia? Comentem, vamos discutir um pouco essa idéia e sim, eu sei, se o sistema não se adequar ao que você quer, escolha outro, mas a idéia aqui é justamente NÃO escolher outro sistema, fazer apenas uma pequena modificação e conseguir um efeito positivo.

Não nos atenhamos aos efeitos dos poderes sobre a recuperação dos pontos de vida, vamos por partes (como diria Jack Sangrento), discutamos inicialmente apenas como seria possível esse sistema.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.