Texto original: The DM Treasure Chest
Postado em: 13 de maio de 2010
Autor: Krystal
Site: Dungeon Mastering

———

Motivar, assustar, encantar e simplesmente amedrontar seus jogadores em cada sessão. Eventos torturantes e quebra-cabeças mortais são algumas coisas que você tem em mente, você é impaciente e excitado… você é o Mestre! Você percebe um obstáculo antes mesmo que você, como figura divina pensa… seus lacaios são de primeiro nível.

Nããããããããããooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!

Como você ultrapassará este obstáculo? Aumentar seus níveis rapidamente? Não, eles verão você como um fraco, um mestre fraco! Você deveria pedir que eles começassem em um nível mais alto? Não! O covarde dentro de você não vai ganhar esta batalha! Eles não farão nada de graça, nada! Este conflito de poder é demais… e então, o anjo vem até você, com todas as respostas…

Itens de cura de baixo nível! Lhes dê esperança, alimente seu ódio e permita que eles respirem por mais um encontro!

Em vários jogos que joguei com meu grupo nós incorporamos algumas coisas, dependendo de quem seja o mestre, existem muitas variações de itens de cura de baixo nível, e estes itens são usados e o mestre pode enviar monstros maiores e de níveis de desafios maiores contra o grupo, ESPECIALMENTE quando seus jogadores são espertos o suficiente para rechaçar os lacaios menores que você possa enviar contra eles, pois existem horas que os jogadores ficam entediados (e o mestre também) e não existem desafios adiante. Este método não é para todos os mestres, mas pode ser incorporado como um princípio de incêndio.

Acônito: O acônito, uma planta tóxica que pode ser usada para curar caso seja usada na dosagem correta e nossos mercadores de fantasia vendem estas dosagens corretas. Nós calculamos o acônito em níveis, cada nível adicionado a esta planta significa 1d6 de cura (dessa forma, nível 1 = 1d6; nível 2 = 2d6). O acônito pode ser encontrado nos ermos por Rangers e Druidas treinados no conhecimento dos nossos atuais escoteiros.

O acônito também é conhecido por mudar para uma forma escura quando viaja através de vários portais de tempo, barreiras mágicas ou simplesmente envelhece. Quando o acônito seca (esta regra se aplica a alguns mundos mágicos de D&D, não na vida real) ele se torna um veneno extremamente tóxico.

RETRATAÇÃO: Em um mundo de fantasia tudo é possível, e pelas regras de nosso planeta hoje, por favor não tente comer acônito. Ela é uma planta muito tóxica e não funciona dessa forma.

Cura Seca: Ela funciona da mesma forma que o acônito, só que na forma líquida. Você pode pegar a mesma idéia e modificar os nomes pelos de sua própria criação.

Pedras Amello: Estas são de minha criação. As pedras Amello são as pedras mágicas mais versáteis em meu mundo. Elas são pedras claras imbuídas com propriedades curativas, existindo algumas variações para estas pedras que vem na forma mais fraca como “Itens de cura de um uso”. Essas pedras se parecem com os contadores de mármore usados para Magic, decoração de aquários, etc. As pedras podem ser usadas uma vez e curam 1d4+1 pontos de vida, elas são pequenas, mas extremamente baratas e recicláveis! Após usadas, as pedras adquirem uma tonalidade diferente e podem ser levadas a mercadores e magos para terem suas propriedades curativas restauradas. Mantenha a terra limpa!

Você pode dar um passo além, como eu disse, e usar itens de cura que sejam fixadas, adicionadas, imbuídas, implantadas ou o que quiser em armaduras, armas, etc. Um dos itens mais caros na minha campanha são as Armduras Amello – uma armadura que permite que uma ressurreição seja ativada automaticamente após a morte do personagem. Preste atenção, eles são MUITO caras e até agora ninguém adquiriu uma delas em meu jogo…  apenas cobiçam por uma.

Personagens do mestre também podem ser adicionados ao grupo para que você possa aumentar o desafio, os encontros ou fornecer talentos extras que eles ainda não tenham incorporado ao jogo. Os personagens do mestre podem ser tão versáteis quanto qualquer outra coisa nos mundos de D&D, podendo ser caras maus disfarçados, caras bons, mercenários neutros… Tudo que seu pequeno coração desejar! Líderes e seguidores tem se juntado ao nosso grupo na forma de incômodos ou personagens desembaraçados. Os personagens podem ser de qualquer raça, classe e nível, e pode ter qualquer característica que o mestre queira. É muito difícil apontar ou orientar a criar o melhor personagem do mestre, pois cada um deles terá usos diferentes. É como fazer um personagem em apenas dez segundos e você pode desenvolvê-lo durante a narrativa, ou se preferir criá-lo antes do jogo como um personagem com ficha e tudo.

Um véu de escuridão cobre seus jogadores e os suga para um mundo cheio de surpresas e terror, isso torna cada encontro uma experiência nova e excitante mesmo quando eles já lutaram com aquele monstro. O Véu de Escuridão é simplesmente uma falta de títulos e a utilização de descrições úteis. Eu elegi o meu véu de escuridão antes e vou mostrar um exemplo:

Uma criatura serpentiforme de cerca de 2,40 m de comprimento, desliza através do piso da caverna a sua frente. As escalas verde-escuras em suas costas tem um brilho metálico. Quando ela levanta sua cabeça, ela revela um ventre pálido, e ao invés de uma boca, ele tem um bico grande e brilhante de quase 45 cm. Ao redor de seu bico existem quatro tentáculos, cada uma das pontas terminando numa garra óssea. Ele silva para você estrondosamente e gotas de muco caem no piso da caverna.

Você sabe que criatura é essa?

Não? Sim?

Ele é um Grick! Agora alguns jogadores podem ser capazes de imaginar a criatura, mas não não e isso lhes dará um sentimento de enigma e fará com que eles usem sua imaginação para confrontar a criatura e quando isso acontecer, seja dinâmico em seu combate. Lembre-se, os detalhes podem ser suntuosos ou vagos, nem tudo precisa ser descrito com grande detalhamento para ser magnífico.

E em breve: Como fazer sua geografia parecer crível e como criar mapas melhores! Bons jogos!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.