Saudações leitores do Trampolim RPG.

Sem querer entrar no mérito da questão de que D&D 4ª edição se parece com jogo de tabuleiro, ou com jogo de vídeo game, vim levantar uma questão e espero alguma ajuda dos senhores.

Nos dias 29 e 30 de maio, acontecerá no Lagoa Center, aqui em Natal/RN, o RNPG, um encontro de rgpístas com direito a muitas mesas de jogo (planeja-se 20 mesas) com vários sistemas (as incrições ainda estão abertas no site http://rnpg.com.br) e eu pretendo participar (só se algo realmente fora dos planos acontecer eu não participarei deste evento) e tenho três propostas de aventuras, todas para D&D 4ª Edição, sendo que estou cogitando seriamente uma quarta proposta.

As quatro propostas de aventuras se baseiam nos seguintes jogos:

A proposta é usar algumas mecânicas dos jogos e de tabuleiro na mesa de D&D, da seguinte forma.

Arkhan Horror

No jogo de tabuleiro, a cada novo turno, existe uma possibilidade de um portal se abrir na cidade, liberando criaturas dos Reinos Distantes. Quando um determinado número de portais são abertos, um dos antigos desperta e passa a causar a destruição em nosso mundo.

Na aventura de Arkhan eu pretendo usar algumas cartas e cartões de portais para simbolizar a abertura de portais na cidade e a entrada de monstros. O objetivo dos personagens (da aventura de D&D 4ª edição) é descobrir pistas em determinados locais da cidade enquanto tentam fechar os portais e impedir que o grande antigo desperte.

The Fury of Dracula

Um grupo de caçadores perseguem drácula pela europa, seguindo-o por grandes cidades. O objetivo é cercá-lo e destruí-lo. Mas enquanto você não acerta sua rota, mas passa por cidades nas quais ele esteve, agentes do vampiro podem estar a espera dos heróis, dificultando o seu progresso – ou mesmo impedindo-o definitivamente.

No jogo de D&D, quero usar a mecânica de movimentação, seguindo por principais cidades (provavelmente Ravenloft), nas quais os jogadores vão decidindo a rota para tentar prender o vampirão. Quando e se eles conseguirem, terão o combate final com o vampiro, mas até lá, poderão enfrentar muitos de seus lacaios, em encontros que vão drenando os seus recursos lentamente.

Thunderstone

No cardgame Thunderstone os jogadores representam heróis em busca da lendária Pedra Trovão, que está nos subterrâneos. Alternando entre lutas nas cavernas (onde conseguem os pontos de vitória para ganhar o jogo) e a vila (local onde compram os utensílios ou contratam os heróis necessários para a luta).

Em D&D 4ª edição os personagens se vêem numa situação onde monstros empreendem uma busca nos subterrâneos para encontrar a Thunderstone, mas os personagens precisam ser mais rápidos, ou o jogo terminará para eles e para os moradores da vila.

Chaos in the Old World

Neste jogo os jogadores interpretam as quatro forças do mal que buscam conquistar o velho mundo. Doenças, guerra, luxúria e o segredos lutando pelas almas dos povos.

Para a quarta edição, a proposta é criar uma aventura na qual os personagens façam parte da resistência e o objetivo é resistir às quatro forças numa sessão dinâmica e tentar ajudar o povo do velho mundo.

As propostas são essas e eu gostaria de saber se algum de vocês, leitores, já criou uma aventura baseando-se num jogo de tabuleiro e se conseguiu usar algumas regras do jogo original no RPG e principalmente se valeu a pena.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.