Texto original: The party that prepares survives
Postado em: 19 de março de 2010
Autor: Wimwick
Site: Dungeon’s Master

Dizem que nenhum plano sobrevive ao contato com o inimigo e isso pode ser verdade. No entanto, sem um plano, seu grupo provavelmente não sobreviverá ao contato com o inimigo. O grupo que planeja antes, muito freqüentemente avança.

A Arte da Guerra da Sun Tzu é um excelente local para encontrar pérolas da sabedoria referentes a guerra. Sua sabedoria tem sido usada tanto por líderes militares quanto dos negócios. Vamos dar uma olhada em algumas dessas referências e ver como elas se aplicam no contexto de jogo para permitir que seu grupo não apenas sobreviva, mas que sejam bem sucedidos durante o combate.

Se você conhece seus inimigos e conhece você mesmo, você pode vencer cem batalhas sem nenhuma baixa.

Jogadas de conhecimento são ações livres e você se beneficia em conhecer ou não as fraquezas de seu inimigo. Treinar as perícias de conhecimento apropriado concede acesso as vulnerabilidades e resistências, além dos ataques especiais. Sabendo como seu inimigo vai atacá-lo, permite que você prepare melhor as suas defesas.

Se você estiver enfrentando um grupo de assassinos drows que usam ataques de envenenamento, ter a poção apropriada de resistência a mão já será um bom passo para sobreviver ao encontro.

Da mesma forma que você precisa conhecer as habilidades dos seus inimigos, você precisa estar ciente das suas próprias habilidades e as sinergias que você compartilha com os membros de seu grupo. Não é uma boa idéia metade do grupo correr para cima do inimigo antes que o mago possa usar sua magia que atordoa os inimigos. Conheça seu inimigo e conheça a si mesmo.

Toda guerra é baseada em enganação.

Furtividade é uma ferramenta maravilhosa. Embora seja uma habilidade garantida a apenas algumas classes, isso não significa que o grupo não possa usar ferramentas de enganação para levar vantagem de alguma forma. Faça o inimigo pensar que você está em um lugar e então ataque de outro. Use terrenos e zonas para controlar o movimento dos seus oponentes. Um dos personagens tem uma alta resistência ao fogo? Deixe que ele avance, seja cercado por inimigos e então lance uma bola de fogo naquele local.

Talvez você use uma Armadura Conjurada e sempre começa o combate sem a armadura, enganando seus inimigos com um falso senso de superioridade. Quando eles se engajam no combate corpo-a-corpo, você conjura sua armadura e segue em frente para eliminar seus inimigos.

Você só pode garantir que seus ataques serão bem sucedidos se seus ataques acertarem locais desprotegidos. Você só pode garantir a segurança de suas defesas se você estiver em posições que não possam ser atacadas.

Fazer descansos curtos e prolongados são vitais na 4ª edição. De igual importância é onde fazer estes descansos. Se você não estiver certo sobre isso, veja o que o Chatty DM tem a dizer sobre o assunto. Só porque você limpou metade de uma masmorra, não quer dizer que a área é segura. A masmorra é viva, monstros tem amigos também e eles podem ficar ofendidos por vocês teremo matado eles.

Então, quando estiver descansando, principalmente durante os descansos prolongados, certifique-se de estar em um lugar que possa defender. Procure itens mágicos ou rituais que possam ajudá-lo a preparar um local seguro para descansar.

Da mesma forma que você vai querer defender sua área de descanso, você irá querer atacar seus inimigos quando eles não esperam. Você está esperando inimigos noturnos, então ataque de dia. Eles fazem uso de certos tipos de terrenos, então encontre uma forma de mudar as coisas.

Que outras dicas você tem não apenas para sobreviver ao combate, mas eliminar o inimigo de tal forma que trivialize o encontro?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.